Página inicial > Institucional > Campi > Bom Jesus > CTBJ > Últimas Notícias - CTBJ > Semana Pedagógica de 2024 dos Colégios Técnicos da UFPI

Semana Pedagógica de 2024 dos Colégios Técnicos da UFPI

Última atualização em Terça, 13 de Fevereiro de 2024, 19h40

Entre os dias 05 e 09 de fevereiro, ocorreu a Semana Pedagógica de 2024 dos Colégios Técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esse evento anual reune o Colégio Técnico de Teresina (CTT), o Colégo Técnico de Floriano (CTF) e o Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), no início do período letivo com o objetivo de descutir as práticas pedagógicas dos professores ensino médio e dos Cursos Técnicos.

A Semana iniciou com uma Solenidade de abertura de forma virtual via Google meet. Contou com a presença do Diretor do CTT, Jossivaldo Pacheco; da Diretora do CTF, Francimeyre Carvalho; do Diretor do CTBJ, Mauricio Ribeiro; do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e da Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), Virgínia Muniz.

Pela manhã, a palestra de abertura foi ministrada pela Prof. Andréia Martins que abordou o tema “Processos Avaliativos na Educação Profissional e Tenológica na perspectiva da Educação Inclusiva”, mediada pelo Pedagogo do CTBJ, Gonçalo Resende Santos.

1 Semana Pedagógica

Solenidade de Abertura da Semana Pedagógica dos Colégios Técnicos da UFPI

No período da tarde, a Prof.ª Me. Maria Dilma Andrade Vieira dos Santos da UFPI (NAU/UFPI), realizou uma palestra sobre Necessidades Educacionais Específicas no contexto do processo ensino-aprendizagem”. A mediação dessa palestra ficou a cargo da Pedagoga do CTT, Maria Rita Barbosa de Sousa, que contribuiu para a condução de um diálogo produtivo e esclarecedor.

2 Semana Pedagógica

Palestra conduzida por Dilma Andrade pedagoga do NAU/UFPI, no turno da tarde

No dia seguinte, no CTBJ, o Prof. Dr. Marcelo Freitas da Silva da UFSM falou sobre "Diagnóstico da Carreira do Ensino Profissional”, “Orçamento do Ensino Profissional” e a Portaria MEC nº 958, em uma palestra abrangente e esclarecedora.

20240206 092929

No dia 08, pela manhã a Profª. Dra. Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, da CPCE/UFPI, ministrou uma palestra sobre "Avaliação da Aprendizagem". Seguida pela palestra "Como Trazer a Educação Midiática Para a Sala de Aula", ministrada pelo Prof. Dr. César Augusto do Prado Moraes, também da CPCE/UFPI, à tarde.

E no último dia, 09 de fevereiro, as discussões se voltaram para “Assédio, Violência e a Política Institucional de Enfrentamento das Violências de Gênero na UFPI”, com a participação da Profª. Dra. Luciana Barros de Moura Neiva e a Psicóloga Escolar, Francielle Xavier Dias.

A Semana Pedagógica foi repleta de atividades enriquecedoras, palestras e debates que trataram de temas relevantes para o aprimoramento do ensino e a construção de boas relações no ambiente escolar, visando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a adaptação às novas demandas pedagógicas.