Página inicial > Institucional > Campi > Teresina > CT > Últimas Notícias - CT > Professora de Arquitetura e Urbanismo conclui doutorado que teve sala do CT como objeto de pesquisa

Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 17h09

Com uma proposta de discutir a arqueologia de uma sala de aula, a Prof. Ana Negreiros, lotada no curso de Arquitetura e Urbanismo, no Centro de Tecnologia (CT/UFPI), concluiu seu curso de doutorado. O trabalho intitulado “Práticas artísticas contemporâneas como campo experimental e crítico da arquitetura e do urbanismo” é o resultado da sua pesquisa de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), na Universidade Federal da Paraíba, além de ter estudado na Escola de Comunicação e Artes Visuais da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Universidade Federal da Bahia e Fundação Paulo Freire.

.WhatsApp_Image_2023-12-11_at_16.44.38.jpeg

Prof. Ana Rosa Negreiros, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo

Egressa do curso de Arquitetura da UFPI, a professora comenta que seu trabalho surgiu ao revisitar a sala de plásticas, número 562, no bloco de arquitetura. “Esse foi um espaço em que eu estudei e trabalhei durante 10 anos. Enquanto professora da disciplina de oficina de plástica eu pude aproveitar o vasto material gráfico que nós temos para essa pesquisa. Com esse acervo, busquei repensar as questões contemporâneas da arquitetura e urbanismo”, pontuou a professora. Ela destaca que em sua pesquisa teve à disposição um acervo com mais de 4000 fotografias, trabalhadas ao longo de 17 turmas em que ministrou a disciplina.

Segundo a professora, a ideia do trabalho, que relaciona arte, arquitetura e educação, surgiu a partir de suas reflexões durante o período da pandemia. “Naquela época vejo que ficou evidente uma crise na área de ensino, passamos a aderir ao modelo de aulas virtuais e surgiram questionamentos. Apesar de desenvolvermos algumas habilidades para atuar em sala de aula, trabalhar com a pesquisa, não fomos formados em cursos de licenciatura, então sentimos essa diferença no ato de ensinar, é um tema que acho que precisa ser pensado constantemente. Daí vejo a importância desse trabalho”, explicou

WhatsApp_Image_2023-12-11_at_16.44.19.jpeg

WhatsApp_Image_2023-12-11_at_16.44.25.jpeg

WhatsApp_Image_2023-12-11_at_16.44.35_copy.jpeg

Acerca do recorte que trouxe na sua pesquisa, a docente pontuou que optou por trabalhar uma disciplina do curso de Arquitetura e Urbanismo: oficina de plástica. A docente explica como pensou em trabalhar com arte. “Eu fiz essa relação com a arte porque esse é um processo disruptivo, a arte contemporânea é questionadora dos movimentos e realidades. Nesse viés do ensino, eu acabei abraçando duas novas áreas, arte e educação, para pensar na arquitetura, na busca de tentar resolver problemas nossos e da nossa área”, finalizou.

Durante seu trabalho, a professora Ana Negreiros organizou um perfil no Instagram onde disponibiliza as imagens trabalhadas na disciplina de Oficina Plástica, para conferir o trabalho basta acessar o @sala562.oficinadeplastica.

WhatsApp_Image_2023-12-11_at_16.44.46.jpeg

Perfil no Instagram reúne trabalhos produzidos nas turmas que a professora ministrou a disciplina

registrado em: ,