Página inicial > Institucional > Campi > Teresina > CT > Últimas Notícias - CT > Centro de Tecnologia avança nas propostas de novos cursos de Mestrado

Centro de Tecnologia avança nas propostas de novos cursos de Mestrado

Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 17h36

IMG 20231219 WA0024

Laboratório Urbano de Paisagem (LUPA)

Com a ideia de desenvolver pesquisas e trazer possibilidades de pós-graduação no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI), os cursos de graduação têm se movimentado na submissão de propostas de cursos de mestrado. O curso de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, começou esses trabalhos ao criar uma comissão e submeter a proposta daquele que pode ser o primeiro programa de pós-graduação dessa área no Piauí. Atualmente o CT possui o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPI).

Para a Prof. Karenina Cardoso, presidente da comissão responsável pela criação do mestrado, a pós-graduação vem para fortalecer o curso. “Já havia um interesse na criação dessa comissão, para discutir o nosso mestrado. Hoje o quadro de docentes conta com um número considerável de doutores, então percebemos que havia essa possibilidade. Além de notar a necessidade desse curso de mestrado em Teresina. Com isso, teremos mais profissionais estudando nossa cidade, por meio das pesquisas que serão desenvolvidas.” explicou.

IMG 20231215 WA0041

Professora Karenina Cardoso, presidente da comissão de criação do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

A Prof. Nícia Bezerra, destaca as expectativas com a ideia do novo mestrado. “Essa discussão é de uma importância imensa quando nós temos uma pós-graduação junto ao curso de graduação, a pesquisa fica integrada. Isso favorece muito até para os novos profissionais que estão saindo do curso de graduação, por incentivar as pesquisas, o que resulta na maior qualidade do curso”, pontuou. A docente menciona que o curso vai oferecer a oportunidade dos estudantes continuarem os estudos na UFPI. “Muitos ex alunos se deslocam para fazer o mestrado em outros estados, então percebemos que tem essa carência na nossa região meio norte”, acrescentou.

Sobre a submissão do curso de Arquitetura e Urbanismo, o diretor do CT, Prof. Marcos Lira, destaca as expectativas e comenta os planos para o futuro da pós-graduação no centro. “Vai ser um divisor de águas, muitos profissionais formados precisam se deslocar para outros estados. É um sonho do nosso curso e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Estamos otimistas e trabalhando para submissão de novas propostas de mestrado para o próximo ano, inclusive de cursos mais antigos, essa é a nossa missão”, finalizou.

IMG 20231219 WA0016

Prof. Marcos Lira, Diretor do Centro de Tecnologia

De acordo com o Diretor do CT, Prof. Marcos Lira, a pós-graduação vem para trazer avanços aos cursos, ele cita o exemplo do primeiro mestrado ofertado pelo CT. “A pós-graduação é um dos pilares importantes da Universidade, temos o Programa de Engenharia Elétrica, o primeiro do Estado do Piauí. Isso possibilita trabalharmos com recursos humanos de excelência. Ao longo dos oito anos, tivemos a oportunidade de receber de volta, profissionais que já haviam cursado a graduação alguns anos atrás e agora tiveram essa oportunidade. O programa possibilitou o avanço de pesquisas muito importantes, como a produção de respiradores durante a pandemia, o aumento de pesquisas, qualificação e boas oportunidades que a pós-graduação traz”, destacou.

registrado em: ,