Página inicial > Institucional > Campi > Teresina > DAA > Últimas Notícias - DAA > CEAD/UFPI realiza debate para combater discurso de ódio e desinformação

CEAD/UFPI realiza debate para combater discurso de ódio e desinformação

Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 09h39

Fake_news_mesa_redonda.jpg

O Centro de Educação Aberta e Distância da UFPI (CEAD/UFPI) convida estudantes, servidores, docentes e demais integrantes da comunidade acadêmica para participarem do evento “Fake News- Verdade, Mentira e Engano”, trazendo profissionais da comunicação e da Universidade com objetivo de informar e ajudar a combater as ocorrências de notícias falsas, mentiras, ilações depreciativas nos debates dentro da academia. O evento acontece de forma remota, nos dias 01, 02 e 03 de abril.

De acordo com o Coordenador Adjunto do Evento, Prof. Ubirajara Assunção, a ideia da realização das mesas-redondas partiu de situações que acontecem na sociedade em geral, mas que também afetam o ambiente dentro da academia.

“O que nos fez despertar para essa temática foi compreender que não só a comunidade externa reforça este comportamento social. Mas, também há a crescente demanda de debates e discussões acerca das fake News no âmbito da UFPI. Por isso, o objetivo é levantar o debate e tentar dar uma visibilidade maior acerca do tema na própria Universidade, que não está isenta dos eventos, como algo que seria totalmente externo à academia. Além disso, informar e ajudar a combater tais ocorrências de notícias falsas, mentiras, ilações depreciativas nos debates dentro da academia”, explicou o coordenador.

Os principais temas do encontro são: debater conceitos de verdades, mentiras e enganos; como se defender de notícias falsas e golpes; debater as questões referentes à comunicação e redes sociais; notícias falsas em portais de jornais; dentre outras temáticas que possam sustentar o debate acerca das Fake News.

Os interessados podem se inscrever acessando o SIGAA na aba Extensão > Ações de Extensão > digitar Fake News na pesquisa.

registrado em: ,