70º ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA

Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 10h05

Em 2024, no Colégio Técnico de Teresina vinculado a Universidade Federal do Piauí (CTT/UFPI) vivenciaremos um período celebrativo em razão dos 70 (setenta) anos do nosso Colégio e que culminaremos as festividades no dia 10 de maio de 2024. Atuamos com a missão de desenvolver uma educação pública de qualidade, direcionada ao mundo do trabalho, priorizando a formação integral dos educandos. A Visão do CTT/UFPI é de Ser uma escola técnica da rede federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) de referência, primando pela qualidade e inovação no ensino, na pesquisa e na extensão, pelo trabalho participativo, eficaz, inovador e responsável.

E como seus Valores: Honrar a origem, história e ter o nome da escola como referência em ensino de qualidade; Articulação entre ensino, pesquisa e extensão; Valorização da justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente; Gestão democrática; Valorização e incentivo a criatividade e a inovação na realização das atividades.

E para marcar o 70º Aniversário do Colégio Técnico de Teresina da UFPI destacada anteriormente sua missão, visão e valores, portanto, um espaço formativo com um histórico consolidado em meio a avanços e possibilidades, programamos momentos de comemoração e gratidão por essa marca, brindemos ao CTT/UFPI na sua denominada “bodas de vinho”. A Programação é vasta contemplando a última quinzena do mês de abril e a primeira quinzena do mês de maio por meio de atividades culturais, artísticas, esportivas, compartilhando a identidade desta escola ao público interno e externo ao CTT, no cenário nacional, uma das 22 escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais (ETVS) do país, em que foram necessárias as últimas sete décadas para consolidar-se nos eixos de ensino, pesquisa e extensão no contexto que hoje dispomos. Na sequência sintetizamos como se teceu essa História.

O Colégio Técnico de Teresina (CTT), Unidade Acadêmica e Administrativa vinculada a Universidade Federal do Piauí, está sediado no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, em Unidade situada no Bairro Socopo, CEP 64049-550, em Teresina/PI, próximo ao CCA em uma área de 4 hectares distribuídas em áreas construídas e áreas destinadas ao desenvolvimento de módulos didáticos. O Colégio foi instalado em 10 de maio de 1954, mas somente em 1976 ocorreu a sua vinculação oficial à UFPI, através do Decreto Nº 78.672/1976.

O Colégio Técnico de Teresina (CTT) originou-se do Colégio Agrícola de Teresina (CAT), que funcionou com esta nomenclatura até 2012, visto que formava apenas técnicos agrícolas, nomenclatura posteriormente modificada para Técnico em Agropecuária. O CTT-UFPI ampliou sua proposta educacional técnica e implantou o ensino nas áreas de Enfermagem, em 2006, e de Informática, em 2010, incentivando também estudos e práticas de saúde e de tecnologia. No final do ano de 2022 implantou o seu primeiro Curso Superior em Tecnologia, sendo do eixo de Recursos Naturais (Tecnólogo em Agroecologia). Através da resolução nº 003/13 de 23/01/2013 do CONSUN, os Colégios Agrícolas passaram a denominação de colégios técnicos.

A Unidade atualmente integra as diversas subáreas do conhecimento em Ciências Agrárias, por meio dos eixos tecnológicos: Recursos Naturais, Informação e Comunicação mediante aperfeiçoamento do ensino e da estruturação de bases e grupos de pesquisas, para promover o desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas agroalimentares. Como também, na subárea do conhecimento presente no eixo tecnológico ambiente e saúde.
Em 2024, a instituição como mencionado anteriormente completa 70 anos de história, consolidando-se como centro de excelência na formação em níveis técnico, de graduação e de pós-graduação.
Para a execução das atividades celebrativas estão envolvidos Docentes, estudantes, Técnicos-administrativos, e profissionais terceirizados, como também o público externo (ex-alunos, ex-docentes, ex-diretores, ex-técnicos entre outros).

registrado em: ,