UFPI oferece Disciplina Inédita de Fitoterapia para Graduação

Última atualização em Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 11h48

WhatsApp_Image_2022-02-04_at_22.02.26.jpeg

Quanto é eficaz o uso da fitoterapia? Quais os modelos médicos de uso dos fitoterápicos? Como é feita a prescrição de fitoterápicos? Foi pensando em responder essas e outras questões que o departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), oferece uma disciplina destinada à noções de Fitoterapia para alunos de graduação de Medicina.

A primeira edição desta disciplina será oferecida agora, no primeiro semestre letivo, de forma remota, às segundas-feiras, das 17 às 19 horas. Pretende iniciar uma aproximação entre academia e uso das plantas medicinais, por meio de reflexões sobre a história da fitoterapia, levando em consideração a história das políticas de saúde no Brasil voltada para esta área do conhecimento.

Esta é a primeira vez que uma disciplina de noções de Fitoterapia é oferecida em uma universidade brasileira, com foco no aluno de graduação de Medicina. Normalmente ocorrem em cursos de capacitação ou especialização.

Ex-coordenadora do núcleo estruturante da mudança curricular, a docente do Curso de Medicina, Ione Maria Ribeiro já havia aceitado a inserção da disciplina na grade curricular. Ela conta que a fitoterapia é um recurso de prevenção e tratamento de doenças usando plantas, parte de plantas. “A fitoterapia era considerada medicina popular e alternativa, mas hoje tem sido cada vez mais reconhecida nos meios médicos e científicos, sobretudo devido a produtos com ações terapêuticas comprovadas cientificamente. Na última reformulação do projeto pedagógico do curso de medicina da UFPI foi discutido no núcleo docente estruturante, a necessidade da incorporação dessa disciplina no conteúdo do curso agregando conhecimento na formação médica dos nossos egressos”, disse.

WhatsApp_Image_2022-02-04_at_12.28.23.jpeg

Profa. Lis Marinho fala da importância da disciplina de Fitoterapia para o ensino de Medicina

A disciplina será oferecida, em conjunto, pela professora Lis Cardoso Marinho Medeiros e pelo professor da Escola Nacional de Botânica Tropical/ABFIT e membro do Conselho da Associação Brasileira de Fitoterapia, Antônio Carlos Seixlack.

"A disciplina quer contribuir para que os futuros médicos incorporem a fitoterapia na sua rotina profissional, além de preencher uma lacuna na formação de futuros profissionais para que possam compreender o papel das plantas medicinais no processo de saúde e doença”, disse Lis Marinho.

WhatsApp_Image_2022-02-04_at_22.02.39.jpeg

Estudante de Medicina, Camila Cristhina

Camila Cristhina de Oliveira Lima, aluna do quarto período de Medicina e membro do Centro Acadêmico Zenon Rocha (CAZERO-Agiliza), disse que a disciplina de Noções de Fitoterapia é necessária na grade do curso de medicina. “O estudo da utilização de plantas no tratamento de doenças é um conhecimento que agrega muito à formação médica, já que as múltiplas realidades dos pacientes, suas crenças e particularidades também fazem parte do processo de reabilitação e cura. Por esse motivo, a atual gestão do Centro Acadêmico Zenon Rocha (CAZERO-Agiliza) considerou fundamental entrar em contato com a professora Lis Marinho para ministrar a disciplina no período 2021.2, tendo como público os alunos que estão terminando a formação básica no curso. A docente demonstrou todo apoio em ministrar a disciplina e tem se colocado à disposição da comunidade acadêmica para ofertar uma experiência que agregue à formação dos médicos”, explica.

A disciplina é destinado a estudantes de graduação da área de Medicina e tem como carga horária 30 horas.  As inscrições dos interessados já estão abertas e deverão ser feitas durante o período de matrícula discente. O início das aulas será no dia 07 de fevereiro (segunda-feira), das 17hs às 19 horas, com a aula inaugural “As plantas medicinais nos diversos sistemas médicos”, ministrada pelo professor Antônio Carlos Seixlack, por meio do link: http://meet.google.com/vqq-pste-jwn