Solicitação de Matrícula Curricular 2024.1 ocorre de 4 a 8/3 por Unidades de Ensino

Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 10h33

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), informa que as solicitações de vínculo às disciplinas (matrícula curricular) para o semestre 2024.1, no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), no qual ocorre a matrícula curricular, serão divididas por grupos de unidades de ensino.

Segundo o Diretor de Administração Acadêmica, professor Leomá Matos, a UFPI está prestes a iniciar o semestre 2024.1, através das solicitações de matrículas curriculares. “O semestre 2024.1, dos cursos presenciais, será completamente alinhado aos demais segmentos da graduação antes descompassados, em razão dos efeitos da pandemia COVID-19. Dessa forma, os cursos presenciais, os cursos EAD, as LEDOCs (Picos e Bom Jesus), seguirão o mesmo padrão de calendário em 2024, enquanto os demais segmentos da graduação, em razão de suas peculiaridades seguirão calendários diferenciados, a saber LEDOCs (Teresina e Floriano), PARFOR, Internatos médicos de Teresina e Picos”, explicou.

Dessa forma, para solicitar a matrícula curricular, estudantes calouros e veteranos devem acessar o sistema SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), conforme o cronograma.

DATA – MAR/2024 CENTRO/CAMPUS
04 e 05 CSHNB + CCS
04 e 05 CCN + CCE + CTT
06 e 07 CPCE + CT + CCA
06 e 07 CCHL + CAFS
08 Todos os Centros e Campi

Para garantir agilidade e rapidez na efetivação das matrículas, os discentes devem realizar solicitação de matrícula apenas nos dias estabelecidos para seu centro ou campus. “Se o aluno tentar se matricular fora do período agendado para sua unidade acadêmica, o sistema irá exibir uma mensagem reafirmando a data correta que o estudante deve voltar a acessar o sistema para se matricular”. A estimativa é que os 22 mil alunos devam realizar a matrícula, divididos em grupos de pouco mais de 5 mil alunos por dia”.

ATENÇÃO! Alunos veteranos que não realizarem a Avaliação Docente do Semestre Letivo 2023.2, (27/02 a 01/03), que tais discentes, não conseguirão realizar a proposta ou ajuste da matrícula curricular. Os referidos estudantes somente conseguirão realizar matrícula para o Período Letivo 2024.1 a partir da matrícula extraordinária (de 20 a 22 de março), via portal discente, ou da matrícula compulsória (de 02 a 05 de abril), via coordenação de curso.

A PREG, em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), segue em permanente monitoramento do sistema durante os eventos de matrícula, a fim de encaminhar soluções rápidas e de efeito, conforme o caso.

registrado em: ,