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Ouvidoria da UFPI acaba fila de espera de pedidos de informação sobre a Universidade

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Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 14h34

A Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) atenderam todas as demandas relacionadas com reclamações, denúncias, elogios, sugestões, solicitações e pedidos de informação sobre os serviços prestados pela Universidade. No momento, não há nenhuma demanda em aberto. Isso é resultado das ações de transparência da atual gestão, que levaram a Universidade a subir 180 posições no ranking da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A Ouvidoria funciona como um canal de comunicação direto entre o docente, discente e a comunidade externa com a Instituição. Ouvidora-chefe da UFPI em exercício, a professora Maria Francinete Damasceno frisou que foi organizada uma força-tarefa com o objetivo de tirar a UFPI do quadro de omissões da Controladoria-Geral da União (CGU). “O foco inicial foram as manifestações dentro do prazo com busca incessante de respostas pela própria equipe da ouvidoria na página da UFPI e assim diminuir nosso tempo de resposta”, destacou.

 

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Ouvidora-chefe da UFPI em exercício, professora Maria Francinete Damasceno

Após essa ação, a equipe catalogou e sumarizou todas as demandas com prazos já vencidos, por setores da gestão, além de contatar e sensibilizar os gestores por diversos meios, buscando agilizar os retornos.

“Atender as demandas respeitando os prazos é um dever da Instituição, está previsto na Lei de Acesso à Informação e nosso objetivo é não só não descumpri-la mas diminuir cada vez mais nosso tempo de retorno”, frisou a professora Francinete Damasceno.

Serviços da Ouvidoria - A manifestação à Ouvidoria antes feita por carta, e-mail, internet, telefonemas ou pessoalmente agora está centralizada no Portal Fala.Br, do Governo Federal. Os pedidos de demanda, após recebidos, são analisados e encaminhados para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas. Em seguida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante também pelo canal aberto pelo Fala.Br.

Saiba mais na página do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), disponível aqui.

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