Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Inaugurando nova versão da plataforma OJS, Parfor/UFPI publica edição da revista Form@re

Instagram - Parfor

Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 14h48

É com muita satisfação que a Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, no âmbito da Universidade Federal do Piauí (Parfor/UFPI), publica a mais nova edição da revista Form@re.

Edição 2023.1 Formre

Capa da nova edição da revista Form@re

O v. 11, n. 1, jan./jun. 2023, referente ao primeiro semestre de 2023, inaugura uma nova versão da plataforma OJS (Open Journal Systems), com layout moderno, novos recursos, nova roupagem, mas mantendo firme o propósito de ser um instrumento de comunicação entre o Parfor/UFPI e a comunidade científico-educacional brasileira.

A atual edição conta com 14 artigos nas seguintes áreas: Biologia (1), Educação (3), Educação Física (3), Geografia (2), Letras (4) e Matemática (1). Segundo o Prof. Ednardo do Monti, Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI, que integra a equipe editorial da revista, "neste momento nós temos nos dedicado ao processo de mudança e de atualização do sistema da revista, facilitando a vida do leitor na busca de artigos nessa nova plataforma, dos autores na submissão e também de nós, editores e avaliadores. Esse novo sistema também possibilitará a vinculação da revista a indexadores de maior vulto, que podem disseminar os trabalhos publicados na revista", explica.

Ele destaca, também, que outro ponto a ser trabalhado é a internacionalização da revista. "Nós estaremos em contato com outros centros de pesquisa de formação de professores, para que tenhamos uma circulação internacional com autores de diferentes países da América, Europa e África", afirma.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, ressalta que a revista é de acesso aberto e de fluxo contínuo e tem como objetivo divulgar temas relacionados à educação, prioritariamente, resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do ensino e da formação de professores. “O Conselho Editorial da Form@re está investindo em ampla difusão eletrônica buscando mais indexações, fator de impacto medido internacionalmente, para garantir aumento da visibilidade dos trabalhos publicados na nossa revista”, complementou.

Sobre a Form@re

A revista Form@re é um periódico científico publicado semestralmente, desde 2013, pelo Parfor/UFPI mantido, em nível nacional, pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Seu público-alvo compreende todos os envolvidos com o ensino e formação de professores nas diversas licenciaturas, incluindo gestores, professores, alunos e pesquisadores. O conteúdo da revista, no entanto, é de domínio público. Atualmente possui o Qualis B2 (quadriênio 2017-2020), como já mencionado. ISSN: 2318-986X.

Acesse aqui para conferir a nova edição da Form@re.

Clique aqui e tenha acesso às edições anteriores.

Desejamos a todos e todas uma boa leitura e que os conhecimentos e experiências aqui difundidos possam ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade da Educação Básica no nosso país.