Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto Brinquedoteca – o lúdico em ação por meio do Projeto LEGO
Início do conteúdo da página

Projeto Brinquedoteca – o lúdico em ação por meio do Projeto LEGO

Imprimir
Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2011, 11h51 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 14h35

Como parte do projeto de extensão "Brinquedoteca Escolar: um espaço para refletir sobre a educação e saúde da criança", coordenado pela professora Maria Cezar Sousa, foi realizado na Escola Senador Nilo Coelho – SESI/Picos na última sexta-feira (18) um treinamento para alunas do curso de Pedagogia, ministrado pela professora Edinelma Moura Luz, especialista em ensino, sobre o Projeto LEGO Zoom, adotado na escola supracitada.

O Projeto LEGO é uma ferramenta educacional baseada na Teoria do Construtivismo, onde o aluno aprende fazendo por meio de blocos de construção e peças com conceitos tecnológicos. Assim por meio das brincadeiras de construção os alunos adquirem habilidades intelectuais complexas, resolvem problemas e desenvolvem trabalhos em conjunto, conduzidos por meio de um processo de mediação que consiste em desenvolver tanto o raciocínio lógico quanto o tecnológico.

Na primeira parte do treinamento a professora Edinelma falou sobre o Projeto LEGO, sua metodologia, a progressão das maletas LEGO contendo os blocos/peças para os jogos de construção  e sua contribuição para o desenvolvimento das competências do educando e o enriquecimento da prática pedagógica do educador através da mediação das aulas com a utilização de práticas lúdicas.

No segundo momento os participantes puderam conhecer as peças das maletas e foram feitas montagens livres e depois cada grupo apresentou o cenário construído por meio de histórias.

Fim do conteúdo da página