Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Visita Guiada: Biblioteca Setorial recebe discentes do Curso de História da UFPI/CSHNB

Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 14h35 | Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Biblioteca CSHNB20190226143108

Bibliotecários Rafael Gomes e Maria Castro, Profa. Dra. Erica Lopo e discentes do curso de História

A Biblioteca Universitária recebeu na última sexta-feira, os alunos do Curso de História da UFPI para uma visita guiada que teve como objetivo aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica da Biblioteca.

Mediada pelos bibliotecários Rafael Gomes e Maria Castro, a visita percorreu toda a biblioteca onde na oportunidade, os alunos conheceram a estrutura e a rotina de trabalho realizada diariamente pela equipe que prima sempre pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Em parceria com a Profa. Dra. Érica Lopo, docente do Curso de História do campus, a qual oportunizou o momento, a mesma se sentiu realizada com a visita. Segundo ela: “A primeira “aula de leitura na biblioteca” ocorreu no ano de 2018, quando solicitei a realização de uma visita guiada aos bibliotecários Rafael Gomes de Sousa e Maria José Rodrigues de Castro. Um dos objetivos da atividade, repetida em 2019, consistiu em aproximar os discentes e o espaço físico da biblioteca. O uso de tecnologias, pdfs e fotocópias termina por afastar os alunos dos livros e estes perderam o interesse de “sentir o cheiro dos livros”, perceber as marcas do tempo em suas páginas amareladas e consequentemente ler sumários e escolher de forma mais livre leituras de seu interesse. Por isso essa aula de leitura tem o intuito de estimular os nossos alunos a conhecerem e utilizarem mais o acervo da biblioteca através de uma visita guiada que permita acesso à parte usualmente reservada por conta da ausência do sistema antifurto na biblioteca.

A ação dos bibliotecários foi/é essencial por trazer aos graduandos informações relativas à ciência da informação, conhecimentos que estes precisarão ao longo de toda a sua vida acadêmica. Aqueles que estão no início do curso tiveram a oportunidade de aprender sobre catalogação, normatização e organização do acervo, além “descobrir” obras e temas novos. Para aqueles que já estão mais adiantados no curso, em vias de escolha de tema de pesquisa ou escrita de trabalho de conclusão, a atividade contribuiu para o levantamento de bibliografia para a temática e consolidação de temas de estudo escolhidos”.

A Biblioteca Universitária atua na promoção do acesso à informação e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Piauí. Com um espaço de aproximadamente 900m², conta com salão de estudo coletivo, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual, banheiro adaptado, repositório de trabalhos acadêmicos, acesso ao Portal de Periódicos da Capes além de um acervo de aproximadamente 27 mil exemplares que atende todos os 11 cursos oferecidos pela UFPI / CSHNB.

Fonte: Biblioteca Setorial UFPI / Picos – fone: (89) 3422-4231