Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Assessoria de Ensino realiza “I Encontro Pedagógico da UFPI/CSHNB”
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso de Medicina desenvolvem ações no Batalhão da Polícia Militar de Picos

Imprimir
Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 14h49

Como fechamento das atividades alusivas ao “Novembro Azul 2019” da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI / CSHNB), os alunos do 3º período do curso de Medicina, realizaram no dia 28 de novembro, intervenção no Batalhão da Polícia Militar em Picos – Piauí. As mesmas foram realizadas como fechamento da disciplina Bases dos Processos Psicossociais III, ministrada pelo Prof. Renato Mendes, em parceria também com os bolsistas dos Projetos de Extensão: “Educação é Arte. Saúde é Sono” e “Saúde vai a feira”, ambos coordenados pelo docente do curso.

batalhao picos 120191202102140

Discentes do 3º período do Curso de Medicina, Professor Renato Mendes (ao centro) e alunos do curso de formação da Polícia Militar

As ações foram desenvolvidas com o intermédio do aluno Pedro Victor, que é Sargento da Polícia Militar em Picos e prontamente autorizada pelo Ten. Cel. Erisvaldo Viana (Comandante do Batalhão) e pelo Maj. Lindomar Félix (Sub-Comandante) para os alunos do Curso de Formação da Polícia. Durante a intervenção foram realizadas palestras sobre o Câncer de Próstata, Diabetes, Importância da qualidade do Sono bem como outras atividades para verificação do estado geral da saúde (físico e nutricional).

batalhao picos 220191202102255

Discentes Emanuel Cordeiro e Pedro Victor, Prof. Renato Mendes e Maj. Lindomar Félix (Sub-Comandante da PM de Picos) 

A proposta foi apresentada e abraçada pela turma que criou uma cartilha informativa e distribuiu kits de materiais conseguidos em parceira com a Secretaria de Saúde de Picos / Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA. Os discentes puderam fazer verificação do estado geral de saúde de todos os alunos do curso de formação da PM.

batalhao picos 320191202102435

Cartilha informativa e kits de materiais conseguidos em parceira com a Secretaria de Saúde de Picos / Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

A abertura das atividades e do ciclo de palestras foi feita pelo Maj. Lindomar Félix (Sub-Comandante da PM de Picos), que agradeceu a disponibilidade da turma nessa ação de saúde bem como garantiu futuras parcerias de mais atividades que possam ser desenvolvidas entre o Batalhão da PM de Picos e o Campus da UFPI. Na ocasião, foram feitas palestras pelos alunos com os três temas de saúde e, principalmente, associadas ao período destinado a cuidados da Saúde do Homem. Durante o bate-papo, foram divididos em grupos para que cada um pudesse aplicar melhor seus conhecimentos, tirar dúvidas e trocar informações com os militares.

batalhao picos 420191202102626

Maj. Lindomar Félix (Sub-Comandante da PM de Picos) fazendo apresentação do grupo 

ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM GRUPOS 

Cada grupo ficou responsável por fazer uma anamnese completa, esclarecer dúvidas, verificar o estado geral saúde (físico e nutricional), trocar informações, verificar dados de acordo com a escuta de cada militar/alunos do curso de formação da PM, sobre o PROCESSO DE SAÚDE E DOENÇA.

batalhao picos 620191202102852

Prof. Renato Mendes e a equipe de alunos responsáveis pela verificação do estado geral de saúde dos militares

As equipes foram divididas entre os alunos de forma que puderam atender todos os militares do curso de formação. “Todos os procedimentos foram conferidos pelo monitor da disciplina Jefferson Noronha, que é aluno do 7º período do curso de Medicina, garantindo aos colegas troca de informações e desenvolvimento de atividades corretas com apoio e segurança. Vale ressaltar também o empenho e a mobilização de toda turma do 3º período para organizarem e adquirirem os materiais para os procedimentos de realização dos testes, que contaram até com o apoio da Rede Ortoestetica Parnaíba, uma empresa apoiadora de nossa intervenção”, pontuou o Prof. Renato Mendes. 

Foram distribuídos panfletos explicativos com pontos importantes sobre o processo de saúde-doença do homem alusivos ao Novembro Azul.

E ao final da atividade, houve momento de confraternização e agradecimento da parceria, com oferecimento de lanche.

Confira mais fotos:

batalhao picos 720191202103033

batalhao picos 820191202103134

batalhao picos 920191202103251

Fim do conteúdo da página