Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Dia Internacional da Enfermagem - 12 de maio
Início do conteúdo da página

Dia Internacional da Enfermagem - 12 de maio

Imprimir
Publicado: Quarta, 12 de Mai de 2021, 10h40 | Última atualização em Quarta, 12 de Mai de 2021, 10h44

Atuar em defesa da vida, da pessoa e da coletividade - esse é um princípio da enfermagem que sempre esteve presente nos pilares básicos da formação e no escopo da atuação de mais de 2 milhões de profissionais inseridos nos diversos cenários da atenção à saúde no Brasil. Somos a maior força de trabalho na área da saúde e assumimos uma postura de corporativismo em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma que o cuidado seja universal, equânime e integral.

Não é de hoje que usamos máscaras, aplicamos vacinas, comemoramos as recuperações dos pacientes, fazemos visitas em domicílios ou ainda que nos condoemos com a dor de tantas perdas. A enfermagem sempre esteve nesses momentos aplicando seu conhecimento, empatia e humanização para que o cuidado acontecesse, mesmo com todas as adversidades históricas simbolicamente expressas pela cultura de poder no setor saúde e pelas dificuldades de infraestrutura do nosso país.   

Nesta semana de 12 a 20 de maio, exaltamos e agradecemos a todos os trabalhadores e trabalhadoras de enfermagem que, por meio do seu ofício, colaboram para construir nossa identidade profissional, e exercem hodiernamente protagonismo inquestionável no enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Ainda nessa perspectiva, não deixemos apagar das nossas memórias as muitas vidas afetadas pela pandemia, aproximadamente 56.000 casos e 778 óbitos de profissionais de enfermagem no Brasil, a eles nosso respeito, reconhecimento e gratidão pelo altruísmo no exercício de sua profissão, abnegado e literal cumprimento do juramento “dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade...”

Por fim, lutemos de forma visceral em prol da dignidade em favor de condições de trabalho justas, pela aprovação do PL 2564/2020, pelo honroso respeito da sociedade civil e pela qualidade e ética no fazer da nossa profissão. 


Prof. Francisco Gilberto Fernandes Pereira

Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem
Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos)
Universidade Federal do Piauí

Fim do conteúdo da página