Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Estudantes da Uespi têm aulas práticas em laboratórios multidisciplinares da UFPI/CSHNB

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 09h22 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 09h48

aula_prática.jpg

Os laboratórios multidisciplinares do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí têm recebido a visita constante de alunos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí – Campus Professor Barros Araújo em Picos.

IMG-20220621-WA0017.jpgok_copy_copy.jpg

Profª Drª Nélida Silva

A docente, do Curso de Educação Física da UESPI/PICOS, Nélida Amorim da Silva, que acompanha as turmas durante os encontros, explica que esses momentos na verdade são um complemento necessário das atividades que estão sendo desenvolvidas ao longo das disciplinas de Anatomia e Bases Biológicas Aplicadas a Educação Física.

“Os estudantes do primeiro período de Educação Física visualizaram nos microscópios todas as estruturas celulares estudadas na teoria. A UFPI dispõe de equipamentos de ponta o que torna a experiência mais rica em detalhes. E a turma de Anatomia, que está no segundo período do curso de Educação Física teve a oportunidade de tocar em peças reais, além do estudo com um cadáver humano, onde puderam observar cada estrutura vista em sala de aula. Foi uma experiência incrível!” destaca a docente.IMG-20220621-WA0020.jpg

Estudantes observando células através do microscópio.

Conforme Nélida Silva, a UESPI em Picos conta com laboratórios, porém, com materiais sintéticos e na UFPI todos os laboratórios são totalmente equipados com peças reais, além de contar com uma equipe técnica bem capacitada (Biomédicos com mestrado na área específica), como Taciana Rocha (Anatomia / Necropsia) e Helber Negreiros (Citologia/Histologia / Análises Clínicas), além da Liga Acadêmica de Anatomia Humana (LACAH), cujo representante do curso de Enfermagem, João Rafael, também esteve presente. “Esses profissionais são indispensáveis para a formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde e junto com os docentes complementam os conteúdos na prática de forma que os alunos possam aprender de fato o que se propõe”.

IMG-20220609-WA0125.jpgok.jpg

Aluno de Enfermagem, João Rafael explicando à turma.

Para Nélida Silva, a parceria entre a UESPI e a UFPI é indispensável. “É uma parceria importante das instituições públicas brasileiras. Precisamos nos ajudar e unir forças para melhorar a qualidade do ensino dos estudantes universitários da nossa região. Neste momento, a UESPI recorre a UFPI para complementar os estudos, unindo teoria e prática em prol da aprendizagem. Nós fomos muito bem recebidos pela coordenadora de laboratórios Eliziane Lima,e desde já, estamos de portas abertas para receber os alunos da UFPI em futuras parcerias e projetos”, ressalta a docente.