Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Campanha de Vacinação no Campus de Picos tem ótima adesão

Campanha de Vacinação no Campus de Picos tem ótima adesão

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2022, 09h35 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2022, 10h40

IMG 20220725 WA0022

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), em Picos, realizou na quarta-feira (20/07), campanha de vacinação contra a Covid-19, Influenza, Hepatite B, Tríplice Viral e Difteria e Tétano Adulto (dT). A vacinação teve como público-alvo: professores, alunos, servidores técnicos e terceirizados.

A campanha contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Picos e da Coordenação do Curso de Enfermagem. Ao todo foram aplicadas 372 doses distribuidas da seguinte forma: Hepatite B (23 doses); Tríplice Viral (10 doses); Difteria e Tétano Adulto (36 doses); Influenza (157 doses) e Covid (146 doses).

IMG 20220725 WA0030

A turma do 6º período do curso de Enfermagem liderou a vacinação.

Segundo a professora do curso de Enfermagem do CSHNB, Luisa Helena de Oliveira Lima, essa campanha é importante, pois conseguiram através dela aumentar a cobertura vacinal da comunidade acadêmica no que diz respeito a Influenza.

"Tivemos uma baixa procura nos serviços de saúde, de uma forma geral pela população, para vacinar contra a gripe. Então, é fundamental este tipo de ação. Além disso, ajudamos a melhorar as coberturas vacinais de outras doenças que já tinham sido erradicadas e que agora estão voltando a ser um problema como sarampo. Também contribuimos para manter altas coberturas contra difteria, tétano, hepatite B, porque nos últimos anos temos sofrido com as baixas coberturas para todas as vacinas, especialmente algumas das citadas que são elegíveis para o público que trabalhamos", explica a docente.

IMG 20220725 WA0025selecionada

A vacinação foi destinada a professores, alunos, servidores técnicos e terceirizados.

Luisa Helena ressalta que além de ser um momento de grande aprendizado para os alunos, também conseguiram interagir com a comunidade acadêmica.

"Através da campanha conseguimos chamar a atenção para a importância de manter as cadernetas de vacinação atualizadas; a importância de nos preocuparmos com a saúde do outro, porque vacinação é saúde coletiva, é pensar na saúde da coletividade e não só da nossa. Então tudo isso, este tipo de ação, reforça todo esse pensamento, além de ajudar também a Secretaria de Saúde a ampliar essas coberturas vacinais que atualmente vêm sendo tão complicado de atingirmos os níveis preconizados pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde".

IMG 20220725 WA0021

Foram aplicadas mais de trezentas doses de vacinas durante a campanha.

Para o acadêmico do oitavo período de Enfermagem, Marcos Aquino, participar da campanha de vacinação no campus foi uma experiência enriquecedora.

"Bastante pertinente para a formação acadêmica de alunos do curso de enfermagem nos propondo vivências da assistência e do cuidado com a comunidade. Eu atuei como monitor dos alunos do 6º período, os responsáveis de fato pela mão de obra da campanha. A respeito da campanha de vacinação por um olhar amplo é de suma importância para a saúde coletiva. O assunto vacina vem sendo bastante discutido e temos que fazer com que a importância da vacinação e da atualização da situação vacinal sejam cada vez mais disseminadas", destaca o discente.

Conforme a acadêmica do sexto período do curso de Enfermagem, Mariana Sobrinho, campanhas como esta são de extrema importância. "Foi um momento em que pudemos atingir um público elegível para a vacinação. Essa campanha atingiu números satisfatórios para nós que tivemos frente a aplicação. Foi uma satisfação enorme participar, tendo em vista a experiência profissional e mais uma vez reafirmar a importância da vacinação e de completar o esquema vacinal. A vacinação foi uma medida nos ajudou agora na pandemia para este retorno presencial", ressalta a acadêmica de Enfermagem.