Página inicial > Últimas Notícias - Picos > UFPI de Picos aprova projeto PET para desenvolver ações de integração entre ensino e aprendizagem

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 09h54 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2022, 11h18

participantes_PET_copy.jpgParticipantes do PET Saúde

A Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes (CSHNB/Picos), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aprovou o desenvolvimento do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Saúde). O projeto ofertará bolsas para docentes, profissionais de saúde e estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão disponibilizadas 40 vagas para estudantes bolsistas regularmente matriculados nos cursos de graduação de Enfermagem, Nutrição e Medicina, 12 vagas para estudantes voluntários e outras vagas para estudantes em cadastro de reserva. Além de 10 bolsas para preceptores e 11 para docentes.

Em sua décima edição, o PET Saúde tem como tema "Gestão e Assistência". O objetivo é aprimorar a integração entre ensino, serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

O projeto foi pensado e escrito por professores do curso de Enfermagem, Medicina e Nutrição, bem como, membros da Secretaria de Saúde de Picos-PI, coordenados pela professora Ana Roberta Vilarouca, do curso de Enfermagem.

Ana Roberta, explica que o PET Saúde Gestão e Assistência é a segunda proposta aprovada para cidade de Picos-PI, a primeira foi em 2018 com o PET Saúde Interprofissionalidade, do qual também foi a coordenadora. Ela destaca a importância da aprovação destas propostas para imersão dos estudantes na prática profissional e fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade.

Profa_Ana_Roberta.jpgProfessora Ana Roberta Vilarouca

O programa teve suas atividades iniciadas em 1º de agosto de 2022. Serão promovidas ações conjuntas da UFPI/CSHNB com as unidades básicas de saúde, bem como com centros especializados, entre outros.