Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto de extensão do Campus de Picos da UFPI leva bem-estar social à terceira idade
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão do Campus de Picos da UFPI leva bem-estar social à terceira idade

Imprimir
Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 16h23 | Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 16h24

IMG_5366.jpg

O projeto de extensão “A vez do idoso”, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí em Picos, promove lazer, entretenimento e saúde por meio da produção de podcasts, que são disponibilizados para duas instituições que cuidam de idosos em Teresina.

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), o projeto nasceu na pandemia, em 2021, e em razão do público-alvo ser de risco, manteve suas atividades a distância. Atualmente, com a coordenação da professora do curso de Nutrição de Picos, Julianne Portela, e com a participação de seis alunos da respectiva graduação, o projeto vem mudando o modo de vida da terceira idade teresinense. 

Com episódios semanais, a produção do podcast é feita pelos estudantes, que se dividem em duplas, bem como se revezam entre si, para apresentar temas no âmbito da saúde mental, física e nutricional para idosos, além de contação de histórias. Algo que não pode faltar em cada final de episódio e que foi bem aceito pelo público, é a música. “O primeiro podcast terminou com música e foi bem recebido. Os profissionais das instituições disseram que os idosos gostaram muito, que alegrava. Então, foi algo que mantivemos em todos os podcasts. A depender da temática, a gente procura uma música que envolva e ao mesmo tempo se relacione com aquele tema”, conta a professora Julianne. 

WhatsApp_Image_2022-08-19_at_15.26.06.jpeg

A proposta de se comunicar com idosos por podcast, como meio socioeducativo, se deu em razão do novo cenário de isolamento social e os efeitos na qualidade de vida dos idosos já é notório. Por meio dos podcasts eles são impulsionados a produzir atividades como desenho e pintura. 

Há seis meses o programa estendeu sua atuação para as redes sociais, com uma conta no Instagram, onde são postados temas e dicas de saúde, voltados para os idosos. Além disso, os podcasts já estão nas plataformas digitais. A comunidade pode acessá-los no Spotify e no Anchor.

Fim do conteúdo da página