Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Bem-estar no ambiente de trabalho é tema de curso de extensão ofertado no Campus de Picos

Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 08h49 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 08h54

Entre os dias 22 e 26 de agosto de 2022, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), aconteceu o curso “Gestão do bem-estar no ambiente de trabalho sob a perspectiva da cultura da espiritualidade organizacional” (trabalho significativo, sentido de comunidade).

O curso de capacitação foi ministrado pela profª Dra. Antonella Maria das Chagas Sousa em parceria com a Divisão de Recursos Humanos do Campus e contou com a presença de servidores docentes e técnico-administrativos, bem como alunos e comunidade externa.

O encontro teve como propósito contribuir para o alcance das metas 4.3.1; 5.6.1 e 5.9.1 do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) - 2020/2022 do Campus.

Gestãodepessoas1.png

No primeiro dia do curso foram apresentadas contribuições da psicologia positiva para a abordagem da gestão do bem-estar subjetivo [BES], elementos conceituais do BES [cognitivos e emocionais] e Qualidade de Vida no Trabalho [QVT].

gp2.png

No segundo dia foram expostas as dimensões conceituais do BES: emoções positivas, engajamento pessoal no trabalho, sentido da vida, relacionamentos positivos e realização pessoal, bem como atividades individuais e em grupo.

gp3.pnggp4.png

No terceiro dia a profª Dra. Antonella Maria das Chagas Sousa (CEAD/UFPI) fez uma exposição dialogada sobre cultura organizacional, elementos da cultura da espiritualidade organizacional [trabalho significativo, sentido de comunidade].

gp5.png

gp6.png

No penúltimo dia do curso foi exposto dimensões conceituais da espiritualidade organizacional, como: alinhamento de valores pessoais e organizacionais; equilíbrio emocional e paz interior e empatia.

gp7.png

O curso foi concluído com a exposição dos resultados de pesquisa de campo/tese da docente ministrante, bem como aspectos da gestão do bem-estar no ambiente de trabalho e os benefícios, tanto para os servidores quanto para a organização.

gp8.png

Foi lançado no curso o desafio para a gestão do CSHNB e Divisão de Recursos Humanos a oferta de atividades (pelas discussões em grupo e pelos conceitos teóricos abordados), bem como um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas, que proporcionem bem-estar no trabalho e sejam capazes de melhorar o clima organizacional, a qualidade de vida no trabalho e o campo de visão profissional com foco na espiritualidade organizacional, como destacado no curso pela ministrante.

gp9_copy.png

O curso foi encerrado com palavras de gratidão à profª Dra. Antonella Maria das Chagas Sousa (CEAD/UFPI) e palavras dos presentes sobre: emoções positivas, engajamento, sentido da vida, realização pessoal e relacionamentos positivos para os servidores da UFPI/CSHNB - Picos.

gp10.png

gp11.png