Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Inscrições abertas para o evento de extensão “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho”
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o evento de extensão “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho”

Imprimir
Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 15h40 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 14h23

Em comemoração ao dia do professor (15-10-2022) e ao dia do Servidor Público (28-10-2022), a Direção do CSHNB, por meio da Divisão de Recursos Humanos (DRH), ofertará o evento de extensão “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho” - uma semana de atividades voltadas à saúde e bem-estar dos docentes e técnico-administrativos, bem como da comunidade externa que também poderá participar.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 13 de outubro de 2022. serão feitas no SIGAA (https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/home.jsf# > Extensão > Acesso à área de inscritos em Cursos e Eventos). Serão ofertadas 50 vagas, sendo 30 para público interno (Docentes, Discentes e Técnicos) e 20 para comunidade externa. O evento terá carga horária total de 12h, dividida entre atividades presenciais, híbridas e totalmente online. A programação completa está disponível no SIGAA e serão enviados aos inscritos via e-mail (cadastrados no SIGAA) os links e local da trilha (com ponto de partida).

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - que são práticas individuais e coletivas de trabalho, gestão organizacional para manutenção ou melhoria do clima organizacional, bem como promoção à saúde integral com o intuito de proporcionar bem-estar no trabalho e satisfação, reconhecimento profissional e equilíbrio entre vida pessoal e profissional - deve ser prioridade em uma gestão que preza pelo desenvolvimento integral de seus colaboradores/servidores públicos. Servidores públicos satisfeitos no ambiente de trabalho proporcionam desenvolvimento organizacional sustentável.

Por esse motivo a Divisão de Recursos Humanos, em consonância com a visão de gestão da direção do CSHNB, na pessoa do professor Juscelino Francisco do Nascimento e da professora Patrícia da Cunha Gonzaga, pretende construir um Programa de QVT no CSHNB e este evento é um motivador e catalisador de ideias e ações com esse objetivo, bem como contribuir para o atingimento das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) - 2020/2022 do Campus.

A “I Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público no Trabalho” terá início dia 20 e vai até 27 de outubro de 2022, com as seguintes participações e temáticas:

 1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Palestrante, Rosiany de Sousa Luz

Dia 20-10-2022 de 9h às 10h (Presencial - sala 802): Desenvolvimento Institucional e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) com Rosiany de Sousa Luz - Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí. Possui Especialização em Gestão Pública, realizada nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá ( FIJ). Possui Graduação em Administração, pela Universidade Federal do Piauí e Graduação em Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual do Piauí. Contadora da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

2_copy_copy.jpgPalestrante, Ana Rafela Silva

Dia 20-10-2022 de 15h30 às 16h30 (online - google meet): Saúde Nutricional e QVT com Ana Rafaela Silva Pereira - Nutricionista pela UFPI/CSHNB. Mestra em Ciência e Saúde, UFPI. Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil e pós-graduanda em Nutrição Oncológica. Nutricionista Clínica, preventiva e oncológica. Experiência de atendimentos com adultos, idosos e adolescentes. Experiência em pesquisas de avaliação antitumoral de vitaminas antioxidantes e avaliação mutagênica de aditivos alimentares e fármacos. Nutricionista do 1° Centro de Atendimento ao Câncer de Picos.

 3_copy_copy_copy.jpgPalestrante, Pedro Neto

Dia 21-10-2022 de 9h às 10h (online - google meet) e dia 24-10-2022 de 9h às 10h (presencial na sala 802 - parte prática): Prevenção e Tratamento da dor e QVT com Pedro Domingos Pereira Neto - Graduado em Fisioterapia; Pós-graduado em Traumato ortopedia, Fisioterapia do Esporte, Osteopatia, Especialização Osteopatia, (03 anos) incluindo o C.O. Certificação em Osteopatia. Professor Assistente de formação em Osteopatia pela EBRAFIM, Cursos de formação: Osteopatia pediátrica, Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON), Fisioterapia e Osteopatia no paciente Pós-COVID, Prática em Osteopatia, Atuação clínica em Osteopatia, Mulligan, PNF-Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, Dry Needling-Agulhamento Seco, Auriculoterapia-acupuntura na orelha, Miofibrólise Instrumental-Crochetagem, Fisioterapia do trabalho, Segurança do trabalho, Acidente de Trabalho, Doenças Ocupacionais, Saúde Laboral, Quiropraxia, Reeducação Postural.
4_copy_copy.jpg

Ministrante, Kláudia Moretta

Dia 21-10-2022 de 16 às 17h (presencial na sala 802): A matemática da Beleza em cores e QVT com Kláudia Craveiro da Cunha Moretta. Licenciada em Matemática pela UESPI. Especialista pela UFPI. Mestranda pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Tem como paixão a consultoria de imagem e coloração pessoal, por meio da qual tenta harmonizar em sua própria vida a docência no Curso de Licenciatura Plena em Matemática com o estudo da influência das cores na imagem pessoal e em sua qualidade de vida.


5_copy_copy_copy_copy.jpg

Palestrante, Tiago Bomfim

Dia 24-10-2022 de 16 às 17h (presencial na sala 802): Ciclismo e QVT com Tiago Bomfim - Administrador, Mestre em Administração e Controladoria, Professor do IFPI, Coach Integral Sistêmico, Empreendedor da Multiveiculos.com, Palestrante na área de Negócios e Inteligência Emocional. Amante da natureza e do ciclismo.
6_copy_copy.jpg

Palestrante, Denise Leal

Dia 25-10-2022 de 9h às 10h (online - google meet): Saúde bucal e QVT com Denise Leal Barros - Formada pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Dentística pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Dentista do Programa de Saúde da Família na cidade de Bocaina - PI e na Equipe Odontus em Picos-PI.
7_copy_copy.jpg

Palestrante, Cristiane Pinheiro

Dia 26-10-2022 de 9h às 10h (online - google meet): Literatura e QVT com Cristiane Feitosa Pinheiro - Possui Licenciatura em letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (1994), Bacharelado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Piauí (2002), Mestre em Educação pela UFPI (2007) e Doutorado em Educação pela UFPI (2017). Atualmente é professora adjunto da UFPI, na área dos Estudos Literários, no Curso de Letras no CSHNB. Pesquisadora na área da Educação e Estudos Literários. Coordenadora de pesquisa de Iniciação Científica. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa (CEP).


8_copy_copy_copy.jpg

Ministrante, Josielton Bernardes

Dia 25-10-2022 e dia 26-10-2022 de 15h30 às 16h30 (Híbrido: Inscritos na sala 802 (com roupas para atividade física) e palestrante online (direto do México): Atividade Física e QVT com Josielton Bernardes de Araújo - Licenciado em Educação Física UESPI - 2008. Personal Trainer com 16 anos de experiência, Especialista em emagrecimento / Saúde e Bem-estar.

9_copy_copy.jpg

Ministrante, Mizaely Freire

Dia 27-10-2022 de 9h às 10h (presencial na sala 802): Atividades Manuais: Bordado e QVT (atividade prática) com Mizaely Batista de Brito Freire - Graduada em Letras Libras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Faz especialização em Libras e Docência no Ensino Superior. Atua como tradutora e intérprete de Libras pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí – SEDUC. Tem como hobby principal o bordado livre.

10_copy_copy.jpgCondutores, Frank César e Karina Moura

11_copy.jpgCondutor, Nonato Sales

Dia 27-10-2022 de 16h às 17h: Passeio ciclístico (trilha informada via SIGAA) conduzidos por: 1. Frank César Lopes Véras - Doutor em Eng. Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Informática pela UFPB. Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Associação de Ensino Superior do Piauí (2000). Professor Adjunto II (D.E.) do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Piauí - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, desde 2006. Descobriu no ciclismo uma alternativa bastante interessante para que pudesse manter o padrão de saúde; 2. Francisca Karina de Araújo Moura - Graduada em Enfermagem pela FACISA, João Pessoa - PB, com especialização em nefrologia. Tem o ciclismo como um momento de lazer e compartilhamento familiar; 3. Nonato Rodrigues de Sales Carvalho - graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (2010), especialista em Banco de Dados pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM (2014), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Piauí (2021) e Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem o ciclismo como forma de relaxamento e melhoria da respiração e do condicionamento físico. Começou a pedalar 6km e atualmente percorre até 75km.

Fim do conteúdo da página