Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Campus da UFPI em Picos realiza ações da Campanha "Novembro Azul"

Campus da UFPI em Picos realiza ações da Campanha "Novembro Azul"

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 10h25 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 13h41

1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) estará desenvolvendo, durante este mês, ações educativas relacionadas ao “Novembro Azul”, com ações integradas por meio da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) e dos Campi fora de sede (Picos, Floriano e Bom Jesus).

A campanha educativa aborda a Tema: “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, e tem como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde do homem e de prevenção do câncer de próstata, tendo como foco o cuidado em relação à diabetes.

Novembro é o mês de referência para os cuidados com a saúde do homem, e mundialmente se desenvolve a campanha “Novembro Azul” cujo objetivo é despertar a conscientização sobre o câncer de próstata e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.

No Campus da UFPI em Picos, serão desenvolvidas ações educativas como: campanha digital com vídeos educativos, entrega de panfletos instrutivos como foco na importância de hábitos saudáveis, autocuidado e realizações de exames periódicos, bem como o desenvolvimento do Dia “D” ( 22/11/2022), no turno da manhã, com ações no pátio (teste de glicemia, aferição de pressão e entrega de lacinhos referente ao Novembro Azul) e palestra sobre diabetes e câncer de próstata no Auditório Severo Maria Eulálio.

No Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, o Novembro Azul ocorre durante todo o mês, por meio de campanha digital em vídeos com a professora do Curso de Enfermagem, Ana Roberta Vilarouca da Silva e do médico, especializado em Urologia e Cirurgia Geral, Edvar Soares de Oliveira da Uroclínica.

A técnica em Assuntos Educacionais da Divisão de Recursos Humanos de Picos, Gláucia Porto, fala que além das ações digitais, o campus promove atividades, como: entrega de panfletos instrutivos com foco na importância de hábitos saudáveis, autocuidado e realizações de exames periódicos. A campanha conta com a parceria dos cursos de Enfermagem e Medicina, além do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GpeSC).

“Destaque para o dia “D” que será no dia 22 de novembro. Haverá palestra, teste glicemia, aferição de pressão para docentes, técnicos, alunos e comunidade externa no pátio geral do CSHNB das 09:00h às 11:00h, com participação de alunos do  grupo de pesquisa em Saúde Coletiva - GPeSC da professora do Curso de Enfermagem Ana Roberta Vilarouca da Silva”, finalizou.

Venha participar conosco! Curta e compartilhe nossas postagens sobre o tema!

Notícia relacionada: https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/48548-ufpi-incentiva-a-prevencao-do-cancer-de-prostata-em-acoes-do-novembro-azul