Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Estudantes do Ensino Médio de Monsenhor Hipólito - PI visitam os Laboratórios Multidisciplinares do Campus da UFPI em Picos

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 05h33 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 06h23

Visitantes.jpg

Os visitantes utilizavam máscaras de proteção e foram distribuídos em 4 grupos.

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Alves Bezerra, do município de Monsenhor Hipólito - PI visitaram na manhã desta quinta-feira, dia 01 de dezembro, os Laboratórios Multidisciplinares da Natureza e Saúde, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí.

Professora no Labjpg

Professora Wáldima Rocha em conversa com os visitantes.

Na ocasião, a Coordenadora dos Laboratórios Multidisciplinares, Nilcélia Barroso; A Coordenadora responsável pelos laboratórios de Zoologia e Paleontologia, professora Wáldima Alves da Rocha; As Técnicas de Laboratório, Lhaís Leal (Biologia), Taciana Rocha (Anatomia e Necropsia) e Patrícia Santos (Química) recepcionaram a turma de 55 alunos que foi distribuída em quatro grupos.

Química Labjpg

A servidora Patrícia Santos durante a recepção aos alunos.

O grupo de alunos veio acompanhado da professora Maria Lizier de Sousa Luz, que trabalha no Integral (CETI) José Alves Bezerra, com Química (em todas as turmas de ensino médio), bem como eletivas (na segunda série B)  e seminário Integrador (nas primeiras séries A e B).

IMG_20221201_094309042_HDR.jpg

Monitores durante a visita ao Laboratório de Zoologia.

Conforme a docente Lizier Luz: “A proposta do novo ensino médio é trabalhar com eletivas educacionais de projetos que visam o aluno descobrir a área de conhecimento que os mesmos pretendem cursar. Sendo estes alunos oriundos de escola pública o desafio se torna maior, pois o principal objetivo é incentivar a cursar um nível superior de ensino e encorajar os mesmos a focar nos estudos. Alunos interioranos, de baixa renda e que precisam desse incentivo!”.

A professora destaca que, “materializar sonhos é de grande relevância para eles saberem qual caminho trilhar, qual a área de conhecimento que mais os identificam, conhecer didaticamente como funcionam as aulas”.

IMG_20221201_095309592_HDR.jpg

Servidora Lhaís Leal durante a visita explicando sobre microscópio.

Para Lizier Luz, a visita dos alunos aos laboratórios do CSHNB trouxe para os discentes ganhos de conhecimento e agora podem fazer uma autoavaliação de qual área de conhecimento podem cursar. “Na CETI José Alves Bezerra, temos um pequeno laboratório e bem restrito, então conhecer algo tão grandioso como os que a UFPI tem é como se fosse a primeira vez, como de fato é levando em conta a grandiosidade de conhecimento aproveitado. Tudo muito organizado e com excelente didática”, ressaltou a professora.

Servidora Labjpg

Servidora Taciana Rocha explicando aos visitantes sobre órgãos do corpo humano.

Os estudantes tiveram acesso a informações detalhadas sobre as estruturas esqueléticas, músculos, células dentre outros sistemas do corpo humano, além de conhecimento sobre o funcionamento e uso de microscópios e  aprendizados sobre elementos quimícos, dentre outros assuntos.