Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Campus de Picos realiza curso de identificação de mosquitos transmissores de arboviroses

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 08h39 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 08h41

Participantes do curso de Identificação de Culicídeos.

O Laboratório de Parasitologia, Ecologia e Doenças Negligenciadas (LAPEDONE) da UFPI-Picos realizou o curso de capacitação em Identificação de Culicídeos, em parceria com o Centro de Inteligência de Agravos Tropicais Emergentes Negligenciados (CIATEN) e a Fiocruz Piauí.curso2

A capacitação foi realizada em duas turmas com aulas teóricas e práticas.

O curso, organizado pelos professores Antonio Ferreira Mendes de Sousa, Ana Carolina Landim Pacheco e Lilian Catenacci, teve como objetivo capacitar estudantes e profissionais para a coleta, armazenamento e identificação de espécies de mosquitos vetores de arboviroses, sendo de fundamental importância dada a elevada ocorrência das doenças transmitidas por culicídeos no Piauí, como dengue, zika, chikungunya e, mais recentemente, a febre do Nilo Ocidental.

curso 3Participantes em aula prática de identificação de culicídeos.

Ministrada pelo Dr. Alexandre Araújo, pesquisador da Fiocruz-PI, a capacitação foi realizada em duas turmas com aulas teóricas e práticas, sendo a primeira para alunos de graduação e pós-graduação da UFPI, de 21 a 25 de novembro, e a segunda para agentes e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), no período de 28 de novembro a 02 de dezembro.