Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Campus de Picos da UFPI ofertará 430 vagas em 9 cursos no SISU 2023.1

Campus de Picos da UFPI ofertará 430 vagas em 9 cursos no SISU 2023.1

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 17h40 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 15h21

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá mais de quatrocentas vagas no SiSU do semestre 2023.1. O prazo para inscrições na plataforma do Ministério da Educação vai de 16 a 24 de fevereiro, janela em que o candidato poderá escolher até duas opções de curso. As inscrições serão feitas pela internet.

Serão ofertadas 430 vagas em 9 cursos, sendo quatro bacharelados (Administração; Enfermagem; Nutrição; Sistemas de Informação) e cinco licenciaturas (Ciências Biológicas; História; Matemática; Pedagogia; Letras – Português). Será utilizada a nota da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas – Do total de vagas, 50% são voltadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Nesse sentido, há vagas destinadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

O termo de adesão ao SiSU traz o peso e a nota mínima de cada prova do Enem exigidos do candidato para concorrer às vagas na UFPI, bem como a média mínima exigida pelo curso. O documento também especifica o quantitativo de vagas ofertadas em cada curso via Ampla Concorrência (A0) e nas oito modalidades de Cota para a Chamada Regular do Sistema Único de Seleção.

Os cursos ofertados e as vagas divididas por cotas também poderão ser pesquisados diretamente no Site do SiSU/MEC, mantido pelo Ministério da Educação, quando o sistema está habilitado e atualizado.

Vale mencionar que as normas específicas de seleção e matrícula na UFPI serão objeto de edital próprio, a ser publicado no site da Universidade.