Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Agenda Coletiva convida a conversas e ações durante o mês de março em Picos

Agenda Coletiva convida a conversas e ações durante o mês de março em Picos

Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 17h19 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 17h21

Mulher

Neste mês de Março uma série de atividades através de uma Agenda Coletiva serão desenvolvidas no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, bem como na cidade de Picos.

A programação ofertada é resultante da união de representantes do Campus de Picos da Universidade Federal do Piauí através do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), do Instituto Federal do Piauí/Campus Picos,  da Universidade Estadual do Piauí/ “Campus Professor Barros Araújo”,  do Instituto de Educação Superior Raimundo – IERSA (Faculdade R. Sá), do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Movimentos Sociais, Diretório Central Estudantil,  Centros Acadêmicos e da ADUFPI.

Conforme a organização do evento: “A Agenda Coletiva em torno do Março de Lutas das Mulheres! É fruto de uma construção coletiva, de inquietações coletivas, da necessidade de trazer para o centro do debate questões que dizem respeito à vida, liberdade, autonomia e direitos de todas as mulheres”.

A primeira atividade programada será um “Ato #8M em Defesa dos Direitos das Mulheres”, no dia 8 de março, no horário das 8h às 10h, com concentração na praça Féliz Pacheco, em Picos. Logo após, ainda no Dia Internacional das Mulheres (8), serão realizadas Mesa Redonda, das 17h às 19h, Auditório Fontes Ibiapina – UFPI/CSHNB e Roda de Conversa, das 19h Às 21h no Auditório IERSA.

Além disso, no período de 08 a 31 de Março será realizado através do Instagram do @NAECSHNB a Campanha Virtual TODA MULHER É UMA POTÊNCIA e a Exposição Mulheres que Inspiram, organizada pela Biblioteca “José Albano de Macêdo! do CSHNB.

No dia 09 de março, a partir das 19h30, a Agenda Coletiva, promoverá a Mostra Viva De Pedrita à Presidente: desafios e conquistas do espaço feminino na sociedade, no Centro de Convivência do IERSA. No dia 14 de março, a partir das 19h, ocorrerá a Mesa Redonda – Assédio Sexual na Escola: conhecer, combater e denunciar, será no Auditório do IFPI Campus Picos.

No dia 15 de março, a partir das 14 horas no Auditório do IFPI, ocorrerá o II Projeto Papo de Meninas. Tema: Rompendo Tabus: uma conversa sobre Tecnologia, Mulher e Saúde Feminina. No dia 16 de março, no Pátio do Restaurante Universitário da UFPI/CSHNB, a partir das 19h, Oficina de Defesa Pessoal.

No dia 17 de março, no Auditório do NAE/CSHNB,  a partir das 16h, ocorrerá o Círculo de Mulheres – Tema Projetando Sonhos; No dia 22 de março, das 8h Às 11h, no Auditório Fontes Ibiapina, ma UFPI/CSHNB, acontecerão Rodas de conversa com os temas: Reflexos do racismo na violência contra mulher; Os reflexos da LBTTFOBIA contra mulheres; Ditadura da Beleza: os padrões estéticos como forma de violência psicológica contra a mulher.

No dia 27 de março, a partir das 8h30, no Centro de Convivência – IERSA, terá a Oficina Construindo Representatividade Feminina – Exposiçãoem Homenagem a Mulheres. No dia 28 de março, às 8h30, na ONG Casa Aliança, Oficina de De Pedrita à Presidente: desafios e conquistas do espaço feminino na sociedade.

No final do mês, para encerrar a Agenda Coletiva, ocorrerá na Praça Josino Ferreira, às 18h, a 1ª Feira de Mulheres Microempreendedoras de Picos – FEMMEPI.

Clique aqui para mais informações sobre a Agenda Coletiva