Página inicial > Últimas Notícias - Picos > CSHNB sediará a X Malbatemática- subseção Piauí e o II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática

Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 18h36
O grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano- GEPEDH, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo realizará em parceria com o grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores- PSIEM- GEPEMAI da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Campinas- UNICAMP-SP, nos dias 20 e 21 de maio de 2024, presencialmente, no auditório Severo Eulálio  a X Malbatemática e o II Encontro Piauiense de Psicologia da Educação Matemática.

A Malbatemática é um evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), coordenado pelos professores Dr. Sérgio Lorenzatto e Dra. Miriam Cardoso Utsumi. Ele acontece em comemoração ao Dia Nacional da Matemática - 6 de maio - data escolhida em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.

WhatsApp_Image_2024-04-30_at_16.51.14.jpeg
 Prof. Sérgio, profª. Miriam e prof. Robson Eugênio- PSIEM-GEPEMAI

Em 2024, será realizada a X Malbatemática, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O tema escolhido, 10 anos de Malbatemática: por uma matemática divertida e curiosa, é alusivo a uma das obras de Malba Tahan intitulada Matemática divertida e curiosa (1ª edição, 1934, Editora Calvino Filho/RJ; 37ª edição, 2022, Editora Record/RJ).

Durante o evento, por meio de diferentes atividades, os grupos Psiem-Gepemai , GEPEDH  e o curso de Pedagogia do CECITEC, pretendem mostrar um pouco da vida, da obra e do legado educacional deixado por Malba Tahan, destacando suas ideias e propostas para que o ensino da matemática seja tal que propicie que sua aprendizagem seja interessante, divertida, curiosa, compreensível e significativa para todos os estudantes.

No CSHNB, as atividades serão coordenadas e desenvolvidas pelos prof. Dr. Lauro Mota, da Licenciatura em Educação do Campo/ Ciências da natureza, pela profa. Me. Kláudia Craveiro do curso  de Matemática e pela profa. Dra. Maria Céza da Licenciatura em Pedagogia.

WhatsApp_Image_2024-04-30_at_15.59.58.jpeg
Prof. Lauro Mota

No Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns- CECITEC, da Universidade Estadual do Ceará- UECE, as atividades estão sendo organizadas e direcionadas pelos professores Me. Ana Paula Mota- Licenciatura em Pedagogia e pelo Prof. Dr.  João Batista Araújo da Silva Júnior, da Licenciatura em Química. Desse modo, a intenção de realização desse evento em diferentes regiões do país é construir um rede de colaboração interinstitucional para construção e socialização de conhecimento necessários para formação de professores no Brasil, ressaltando o papel fundamental da universidade pública  na construção de um modelo de sociedade mais justa e menos desigual e de uma educação de qualidade pública, gratuita, socialmente referenciada e que atenda as demandas da sociedade brasileira na contemporaneidade

As inscrições para o evento CSHN iniciam dia 01 de maio de 2024, via Sigaa e vão até o dia 20 de maio. Os interessados também podem participar do evento na Faculdade de Educação de Educação da Unicamp através de atividades que serão realizadas virtualmente pelo canal do PSIEM-GEPEMAI no youtube.

Clique aqui para o link do evento na Unicamp.