Evento no CSHNB celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha
No dia 07 de agosto de 2024, celebra-se os 18 anos de publicação da Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, que foi sancionada no primeiro mandato de Luís Inácio Lula da Silva, como presidente do Brasil. A referida lei trata-se de um marco importante nas lutas feministas, pela eliminação da violência contra as mulheres.
Compreendendo que a educação é um fator primordial no combate à violência de gênero contra as mulheres, estaremos realizando o II SEMINÁRIO - Uma história de lutas e conquistas: o combate à violência contra as mulheres no Brasil. O título do Seminário faz referência a um projeto de Extensão do mesmo nome, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFPI, coordenado pela professora Dra. Olívia Candeia Lima Rocha, docente vinculada ao Curso de História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB).
O referido evento é uma atividade em parceria com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, PET Saúde – Equidade e o Programa de Educação Tutorial, PET Cidade, Saúde e Justiça, ambos atuantes no CSHNB.
Dentre as atividades que buscam promover a reflexão sobre o tema em foco, mencionamos a realização de uma oficina de cartazes que ocorrerá no Pátio Central do CSHNB, às 15 horas, com coordenação do Centro Acadêmico de História e do Diretório Central dos Estudantes. O tema da Oficina de Cartazes será: Lei Maria da Penha – 18 anos! Basta de Violência!
A partir das 18 horas, no auditório Severo Maria Eulálio, ocorrerá a exibição de vídeos, a apresentação cultural do discente Ricardo Santos, integrante do Grupo Tempus e uma mesa-redonda que contará com a participação da advogada Dra. Yana de Moura Gonçalves, Vice-Presidente da OAB Secção-Picos e Presidente da Comissão OAB Mulher; do Dr. Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa (Defensor Público) e da Dra. Elcivane de Araújo Silva, Assistente Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS-Picos).
O evento será aberto à participação da comunidade da cidade de Picos e localidades vizinhas. Quem tiver interesse em participar das atividades poderá se inscrever no link a seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFDrLAqIM5LMj49LMgke_mQDRHIVHlBfLZXyzJLcTbNoEsYg/viewform