Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC realiza ação educativa pelo Dia Mundial sem Tabaco

PRAEC realiza ação educativa pelo Dia Mundial sem Tabaco

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) realizou nesta terça-feira (31), nas três unidades do Restaurante Universitário do campus da UFPI em Teresina, uma ação educativa por conta do Dia Mundial sem Tabaco.

Servidores da UFPI e estagiárias do curso de Serviço Social entregaram aos estudantes e funcionários panfletos com informações sobre os malefícios provocados pelo uso do cigarro e ainda sobre a Lei Municipal Nº 4.034, que proíbe o uso do fumo em ambientes total ou parcialmente fechados, de uso coletivo públicos ou privados. Vários cartazes e balões de cor preta, simbolizando o pulmão daqueles que fumam, também foram afixados nas paredes dos restaurantes.

Cartazes e balões de cor preta, simbolizando o pulmão
daqueles que fumam, foram afixados nas paredes dos restaurantes

De acordo com Margareth Carvalho, assistente social da PRAEC, existe um número muito grande de jovens que fazem uso de drogas e que acreditam que o tabaco não é uma delas. “Na nossa cultura há um entendimento de que álcool e tabaco não são drogas, mas são e causam prejuízos à saúde e muitos malefícios à sociedade. O objetivo hoje é sensibilizá-los e mostrar quantos prejuízos este vício pode provocar”, disse.

Para a estudante do curso de Farmácia, Rebeca Castelo Branco, ações como esta são importantes porque ajudam a alertar principalmente àqueles que ainda não fazem uso do tabaco. “Apesar de sempre haver divulgação sobre os males, as pessoas continuam a fumar. Eu imagino que seja difícil largar o cigarro, mas campanhas como essa ajudam a alertar sobre o prejuízo que o cigarro causa e pode evitar que novas pessoas passem a ter esse vício”.

Por Fernanda Dino