Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Servidores participam do segundo dia do projeto “Pensando na Aposentadoria”

Servidores participam do segundo dia do projeto “Pensando na Aposentadoria”

A programação da primeira edição do “Pensando na Aposentadoria” encerrou na manhã desta segunda-feira (31), no auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), com uma palestra ministrada pela assistente social Edileuza Maria Galvão, sobre o tema do projeto.

O evento foi realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da UFPI. O projeto é de autoria das alunas do curso de Serviço Social Isabete dos Santos Lima e Martha Barbosa Neves e foi elaborado durante estágio curricular junto ao Serviço de Assistência ao Servidor (SEAS) da PRAEC.

Edileuza Maria Galvão ministrou palestra no segundo dia do evento

De acordo com a supervisora do projeto, a assistente social chefe do SEAS, Margareth do Monte, realizou-se previamente um um levantamento que verificou a existência de uma porcentagem grande de servidores na faixa etária para se aposentar na UFPI. “O objetivo foi sensibilizar os servidores da universidade que estão nesse processo de aposentadoria, através de ciclos de palestras, prestando informações que contribuam para sua tomada de decisão e qualidade de vida posterior a essa sua condição social”, disse, acrescentando que o serviço está aberto a sugestões sobre temáticas que possam ser trabalhadas nos próximos projetos.

Pró-Reitora da PRAEC, Nadir Nogueira, e a chefe do SEAS, Margareth do Monte

A palestrante do segundo dia do evento, Edileuza Maria Galvão, destacou as dificuldades que as pessoas têm de enfrentar o processo de aposentadoria e como superá-las. “É uma ruptura muito grande. Você passa a sua vida toda dedicada ao trabalho e de repente vê-se diante da necessidade ou da vontade de se aposentar. Se você não parar para pensar, não se planejar, pode ter alguma dificuldade. Algumas pessoas não, principalmente a mulher, que às vezes gosta dos afazeres domésticos e dá graças a Deus por se aposentar e se dedicar à família. Mas existem pessoas com outro perfil, que têm a sua vida toda em função do trabalho”, ressaltou.

Benedita Félix já faz planos para quando estiver aposentada

Benedita Félix da Silva, 64 anos e servidora da UFPI há 28, participou dos dois dias do projeto “Pensando na Aposentadoria” e já faz seus planos para quando estiver aposentada. “Eu quero me dedicar à minha casa, me dedicar aos meus netos, poder acompanhá-los mais de perto. Quero aproveitar para ficar perto da minha família”, declarou, acrescentando que o evento foi importante para esclarecer suas dúvidas sobre o processo.

Apresentação musical encerrou o evento