Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Conferência marca abertura do II Seminário de Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

Conferência marca abertura do II Seminário de Assistência Estudantil

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A conferência “Assistência Estudantil e suas interfaces”, apresentada pelo professor e coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores (FONAPRACE), Fabrício Carvalho, marcou na manhã desta quinta-feira (1º) o primeiro dia do II Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social. 

Durante a conferência, Fabrício Carvalho destacou a existência de um período antes e de outro depois do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), discutido desde 2007 e assinado em 2010 pelo governo federal, por meio do Decreto 7.234, que apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação nas instituições federais de ensino superior (Ifes). "O plano veio a incrementar os investimentos na educação e foi fundamental para o desenvolvimento da universidade brasileira”, disse.

Após assistir à apresentação da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Nadir Nogueira, que falou sobre as ações e programas executados pela PRAEC, o coordenador do FONAPRACE afirmou que a UFPI é referência para todo o país. “Desejo que a UFPI continue sendo esse exemplo, com uma assistência estudantil consciente, qualitativa e democrática”, destacou Fabrício Carvalho.

A abertura da programação do seminário foi feita com uma apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil e Coral “UFPI para Todos”, que emocionou a plateia com a interpretação de músicas clássicas e populares. 

Na tarde desta quinta-feira, haverá a realização da palestra "Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras/SIPE-BRASIL", pela chefe do Serviço de Benefício ao Estudante e coordenadora local da pesquisa, Irene Andrade Rodrigues, além do painel "Práticas Culturais na Assistência Estudantil" e de exibição de filme.

O II Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social acontece até amanhã (2), no auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFPI), e é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). A participação é aberta a toda a comunidade acadêmica. 

Fim do conteúdo da página