Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC realiza o V Seminário de Assistência Estudantil

PRAEC realiza o V Seminário de Assistência Estudantil

Na manhã de quinta-feira (04), teve início o V Seminário de Assistência Estudantil: indicadores e políticas. A conferência tem como objetivo refletir sobre as ações de assistência estudantil e os indicadores de avaliação dessas ações, como também conduzir um diálogo com outras instituições para debater sobre a temática. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e acontece no auditório Salomé Cabral do Centro de Ciências da Educação (CCE).

Mesa de abertura do V Seminário de Assistência Estudantil

A abertura do V Seminário contou com apresentação artística dos estudantes do Curso de Música, sob orientação do maestro, Prof. Dr. Cássio Martins. Na ocasião, foi composta a mesa de abertura, que contou com a presença da Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres; o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho; a Coordenadora de Assistência Comunitária, Prof.ª Dr.ª Marize Melo; a Coordenadora de Nutrição e Dietética do RU, Jaudimar Vieira; o Chefe do Serviço Psicossocial, Carlos Eduardo Gonçalves; e a representante do Instituto Camilo Filho (ICF), Virgínia de Melo Magalhães.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

A Vice-Reitora Nadir Nogueira foi a responsável por dar as boas-vindas aos participantes e inscritos no evento. "Este Seminário já se encontra na sua quinta edição, e a cada ano vem acrescentando novos desafios, indicadores e informações para uma assistência cada vez mais inclusa, trabalhando na perspectiva da permanência do estudante. E nesse sentido, a Universidade Federal do Piauí foi reconhecida pelo Ministério da Educação, pelas políticas implementadas", destacou.

Chefe do serviço psicossocial, Carlos Eduardo Gonçalves

Para o organizador da Conferência, Carlos Eduardo Gonçalves, há muito que se explorar no campo da assistência estudantil. "Na trajetória do Seminário de Assistência Estudantil, nós debatemos temáticas diversas relacionadas à saúde, a inclusão dos estudantes. E neste ano, o nosso propósito é refletir sobre os indicadores de avaliação, considerando um setor que foi criado recentemente pela PRAEC, se trata da Divisão de Gestão e Avaliação da Assistência Estudantil", explicou.

A programação do Seminário teve início com a palestra "A Política de Assistência Estudantil: Porque avaliar?", ministrada pela Prof.ª Samara Cristina Pereira, assistente social do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O evento seguiu até o final da tarde e ao longo do dia também foram realizadas mesas-redondas que discutiram sobre os indicadores de assistência estudantil no Piauí.