Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > UFPI recebe Fórum Regional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis

UFPI recebe Fórum Regional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis

Última atualização em Quarta, 20 de Mai de 2015, 12h43
1° DIA (06/05)

Abertura do Fórum no Cine Teatro

A Reunião da Regional Nordeste do FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis) aconteceu este ano na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O encontro reúne profissionais em torno de debates visando à melhoria da política de apoio estudantil nas instituições federais de ensino superior.

A abertura do evento ocorreu no Cine Teatro, na quarta-feira, dia (06/05), às 19:00hrs. A mesa de honra contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento, da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFPI, a Profª. Dra. Cristiane Batista, do Vice-Coordenador Nacional do Fonaprace, o Prof. Dr. Thompson Lopes (UFPB), do Secretário Nacional de Políticas Afirmativas, o Prof. Dr. Ronaldo Barros, do Coordenador da Regional Nordeste do Fonaprace, o Prof. Dr. Antônio Gláucio (UFCG), da Vice-Coordenadora Nacional do Fonaprace, a Profa. Dra. Cenidalva Miranda (UFMA) e do acadêmico Merval Pedro Guimarães Neto, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPI).

Em seguida ocorreu a palestra de abertura com a Profª. Dra. Janeusa Trindade de Souto, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFRN, abordando a assistência estudantil no Brasil antes e depois do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil).

A palestra da Profª. Dra Janeusa marcou o primeiro dia do Fonaprace

2° DIA (07/05)

No segundo dia de debates, vários profissionais da assistência estudantil, dentre assistentes sociais, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, dentistas, coordenadores de restaurantes universitários e os Pró-Reitores de assuntos estudantis de várias universidades federais de estados do Nordeste, dividiram-se em grupos, tanto para propor melhorias e avaliar o atual cenário das políticas voltadas ao estudante quanto trocar experiências acerca do que é feito nas universidades a respeito de temas como saúde, residência, bolsas, cultura, esporte, lazer e alimentação.

Grupo discute os temas restaurantes e saúde

Grupo discute os temas bolsas e residência universitária

“Sempre esperamos que as regionais possam contribuir para alavancar todo o nosso processo de discussão em nível nacional, apresentando bons encaminhamentos e ótimas sugestões”, afirmou o Vice-Coordenador Nacional do Fonaprace, o Prof. Dr. Thompson Lopes.
O FONAPRACE se propõe a pensar sobre o atual momento de políticas estudantis e propor novas ideias que aperfeiçoem esses auxílios.
A Profa. Dra. Cenidalva Teixeira, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ressaltou os resultados concretos que o fórum já alcançou desde 1985 quando foi criado.

Grupo discute os temas acessibilidade, esporte, cultura e lazer

À tarde, a palestra “A Importância das Ações Afirmativas e suas Relações com a Assistência Estudantil” do Secretário Nacional de Políticas de Ações Afirmativas (SEPPIR), Prof. Dr. Ronaldo Barros, relacionou a lei das cotas e a importância econômica dos negros para o país com o atual cenário de movimentos afirmativos e a questão do racismo.

Sobre o encontro, ele comentou: “O FONAPRACE sempre apresenta bons resultados, sobretudo aqui no nordeste. Normalmente os encontros das Regionais Norte e Nordeste têm qualificado os encontros nacionais: sempre apresentam propostas novas, sempre enfrentam os problemas, seja na área de restaurantes, de saúde, de bolsas, de atividades esportivas, de inclusão e de políticas afirmativas. Então colocar isso na pauta e apresentar uma solução para o Ministério da Educação para ampliar os recursos do PNAES sempre é importante”

O Secretário Nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Prof. Dr. Ronaldo Barros

3° DIA (08/05)

O terceiro dia do evento foi marcado pela finalização dos debates dos grupos e a elaboração da Carta do FONAPRACE/Nordeste, onde consta as principais discussões, propostas de soluções e encaminhamentos.

“As pessoas se mostraram extremamente receptivas para as discussões deste fórum. Esperamos ótimos resultados e muitos ganhos”, disse o coordenador da Regional Nordeste, Prof. Dr. Antônio Glaúcio de Sousa Gomes (UFCG).

A Carta do fórum, denominada este ano de “A Carta de Teresina”, será enviada para o encontro nacional a ser realizado em Brasília/DF ainda este mês.

Profissionais da Assistência Estudantil reunidos no Auditório do CCN-2