Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC promove oficinas de incentivo ao aprendizado

PRAEC promove oficinas de incentivo ao aprendizado

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC),  por meio do Serviço de Apoio Psicológico e do Serviço de Apoio Pedagógico, realiza o evento “Manejo das Emoções que Influenciam na Aprendizagem”.

Evento conta com oficinas realizadas pela manhã e tarde e segue  até o dia 02 de junho (terça-feira). As oficinas são direcionadas especialmente aos alunos beneficiados com os auxílios da Praec. A proposta é ajudar os alunos a  resolver dificuldades de aprendizagem, controlando a ansiedade e outras emoções.

Primeira palestra “Dificuldade de Aprendizagem” aconteceu ontem dia 25/05

A Coordenação do Evento é do psicológo Carlos Eduardo Leal e da pedagoga Elisiene Borges Leal, ambos da Praec, em colaboração com alunos estagiários do 8° Período de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho (FSA).

“Há um tempo começamos a planejar essas oficinas e agora conseguimos implementá-las. Um trabalho nesse sentido é de extrema importância para atender ao PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil), quando se trata possibilitar os meios necessários para garantir a permânencia e a conclusão do aluno na universidade em tempo regulamentar”, explica Carlos Eduardo Leal.

Coordenador das oficinas, psicólogo Carlos Eduardo Leal

As oficinas passam a acontecer, a partir de agora, todo semestre trazendo temas e discussões relevantes sobre a melhoria do aprendizado.“Temos a expectativa de poder ajudar os alunos que têm dificuldade de aprendizagem por problema de ansiedade, ajudando-os a controlar suas emoções”, contou a estudante de psicologia Vilma Ribeiro.

Alunas de psicologia da FSA ministram oficina

“É uma experiência nova, uma oportunidade que o professor (supervisor de estágio da UFPI) nos deu e queremos amenizar os problemas que atrapalham o processo de aprendizagem dos alunos”, explica Piedade Veloso, também aluna de psicologia da FSA.

Cada oficina tem quinze alunos e é mais uma forma de a Praec cumprir a sua missão de colaborar para a permanência do estudante na universidade.

Confira toda a programação das oficinas :

MANEJO DAS EMOÇÕES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM

Dificuldade de Aprendizagem – Dia 26/05 (Terça feira ) / 10:00 às 11:30

Estratégia para manejo da ansiedade – Dia 28/05 (Quinta-feira) / 10:00 às 11:30

Treino de solução e problemas / Parceria estratégica de estudo, pedagogos e psicólogos – Dia 02/06 (Terça-feira) / 8:30 às 11:30

OBS: Neste  último dia acontecem duas oficinas devido ao feriado do dia 04/06

Dificuldade de Aprendizagem –Dia 25/05 (Segunda-feira) / 14:00 às 15:30

Estratégia para manejo da ansiedade –Dia 27/05 (Quarta- feira) / 14:00 às 15:30

Treino de solução e problemas –Dia 01/06 (Segunda-feira) / 14:00 às 15:30

Parceria estratégica de estudo, pedagogos e psicólogos –Dia 03/05 (Quarta-feira) / 14:00 às 15:30

Local: Sala 17 do Anexo do CCN, próximo à PRAEC.