Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC realiza minicurso

PRAEC realiza minicurso

O objetivo é dialogar sobre prevenção, estatísticas, preconceito e muito mais

Uma das ações que aconteceram durante a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e pela Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CENDrogas) foi o minicurso voltado às discussões sobre o tema.

“É fundamental ter informações atualizadas para podermos criar estratégias de atenção e de prevenção baseadas na realidade,” afirma a professora do Departamento de Serviço Social da UFPI, a Dra. Lucia Cristina dos Santos Rosa, durante a palestra Apresentação e Discussão sobre o Levantamento de Substâncias Psicoativas entre Universitários Brasileiros.

Em seguida,  o Prof. Dr. Ricardo Santos de Deus Cruz (CASSI/ CRR – UFPI) apresentou a palestra Vulnerabilidades e Estigmas como Cicatriz dos Consumidores de Substâncias Psicoativas.

Durante uma dinâmica promovida pelo professor Ricardo Santos, a plateia foi desafiada a dizer quais palavras vinham a sua mente quando viam um usuário de drogas. Para representar o usuário, uma estudante foi selecionada e ouviu vários adjetivos depreciativos. Em seguida, contou como se sentiu ao passar pela experiência.

O objetivo foi mostrar como a sociedade repreende os usuários e faz uso de estigmas que nem sempre correspondem à realidade.

“Eu não acho importante abordar o tema drogas, eu acho importante abordar o tema humanos.  Trago essa preocupação de entendermos os aspectos sociológicos, antropológicos e culturais. Mudando nosso olhar, mudamos nossa intervenção”, contou o professor.

Outros dois palestrantes deram sequência às atividades durante à tarde. Adeilson Medeiros, Gerente de Políticas Públicas da CENDrogas e  a Prof. Dra. Marcia Astrês Fernandes.

O palestrante da CENDrogas, falou sobre o papel da instituição na prevenção ao uso de drogas, enquanto a professora abordou a problemática Transtornos Mentais Decorrentes do Uso de Drogas.

O minicurso contou com a participação de estudantes de vários cursos que puderam ampliar seu olhar e seus conceitos, enxergando de maneira mais clara toda a repressão e o preconceito sofrido pelos usuários de drogas.