Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Parnaíba: NAE encaminha moradores da REU aos serviços básicos de saúde

Parnaíba: NAE encaminha moradores da REU aos serviços básicos de saúde

Neste mês de novembro o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), do Campus Ministro Reis Veloso, cumprindo com o disposto no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), buscou junto à Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba a garantia de acesso dos moradores da Residência Universitária aos serviços básicos de saúde ofertados pela Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na UBS, localizado nas proximidades do prédio da Residência Universitária.

Os moradores foram cadastrados receberam o Cartão de Saúde da UBS e receberam orientação sobre vacinas, consultas e outros serviços disponibilizados pela Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A saúde é um direito social básico do cidadão e dever do Estado. Toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde, sendo o acesso preferencialmente nos serviços de Atenção Básica, nesse caso, operacionalizados na Unidade Básica de Saúde mais próxima da localidade onde a pessoa reside. Por meio desta articulação o NAE mais uma vez se configura como viabilizador de direitos constitucionalmente garantidos.