Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC: NAU participa do Setembro Azul da UFPI.

PRAEC: NAU participa do Setembro Azul da UFPI.

Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 11h39

Dia 26 de setembro é o dia nacional do surdo. Em alusão à data comemorativa e para demarcar a importância da luta pela inclusão, esse mês foi nacionalmente intitulado como “setembro azul”. Para celebrar o Setembro Azul junto à comunidade acadêmica, o curso de libras da UFPI realizou nos dias 26 e 27 diversas atividades que contaram com a participação do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU).

Setem. Azul20191008113033

A primeira atividade, ocorrida no dia 26/09, foi promovida pelas as assistentes sociais e psicóloga do NAU, Rafaella Santiago, Rebecca Rochae Brunna Melo, respectivamente, que promoveram uma roda de conversa sobre o “Bem-estar emocional e as dificuldades da vida acadêmica”, a fim de ressaltar a importância do diálogocom os diversos sujeitos, respeitando as suas particularidades, especialmente do estudante com deficiência.

A segunda atividade ocorreu no dia 27/09, com a pedagoga do NAU, Dilma Andrade, e com as professoras Natália Simeão e Leila Alexandre, que realizaram uma oficina sociopoética intitulada “Vivências para pensar as (r)existências com as diversidades”. A vivência serviu de pontapé inicial para estimular os participantes a pensarem sobre os desafios encontrados para entrar e permanecer na universidade. Como resultado destas discussões, foram produzidos poemas corporais/gestuais para expressar tudo o que foi vivido/sentido.

Setem. Azul 220191008113220

Para além da participação do NAU, o evento contou com diversas outras atividades que tiveram como ideia central o diálogo com a comunidade acadêmica a fim de dar visibilidade à luta dos surdos por uma educação de qualidade e pela ampliação dos espaços com promoção da Língua de Sinais.

Setem. Azul 320191008113339