Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU promove 2º Encontro de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial

NAU promove 2º Encontro de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial

Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 14h30

No dia 17 de junho, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI realizou o 2º Encontro de Estudantes PAEE da UFPI. O evento teve como objetivo geral fomentar o debate e esclarecer paradigmas acerca da inclusão social de pessoas com deficiência no âmbito universitário e no mercado de trabalho, além de levantar e registrar demandas e propostas dos estudantes público-alvo da educação especial da UFPI; abordar o conceito de capacitismo; dialogar sobre o mercado de trabalho para as pessoas PcD na realidade piauiense; discutir sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Inclusão frente à inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e  esclarecimentos sobre a legislação em vigor (Lei N º 8.742/1993- LOAS); relatar sobre a história de vida acadêmica e profissional dos egressos da UFPI.

praec 6

#Paratodosverem: Imagem de tela de computador em plano horizontal no momento de abertura do evento. Na tela, 16 janelas com 6 câmeras abertas e as demais, com a fotografia do perfil do e-mail

No período da manhã, aconteceu abertura com apresentação das servidoras Dilma Andrade (Pedagoga), Rafaella Santiago (Assistente Social) e Brunna Melo (Psicóloga e Coordenadora do NAU). Seguiu-se com a fala da Pró-reitora da PRAEC, professora Mônica Arrivabene, e a poesia recitada pela estudante com deficiência e estudante de Jornalismo da UFPI, Naiara Fernandes. As servidoras do NAU, Rafaella Santiago e Brunna Melo conduziram a Mesa 1 para falar sobre as atribuições e os serviços oferecidos pelo NAU, as bolsas da PRAEC que os estudantes têm direito, sobre os direitos e deveres dos estudantes e seus auxiliares e ainda, os alunos tiveram momento de debater e refletir suas sugestões à universidade acerca deles, estudantes PAEE.

praec 7

#Paratodosverem: Imagem de tela de computador em plano horizontal no momento da Mesa 1. Na tela à esquerda, uma projeção de slide de fundo branco com a logomarca do NAU e da UFPI e um título centralizado escrito: II Encontro com estudantes público-alvo da educação especial da UFPI. À esquerda da tela, um mosaico de câmeras as duas câmeras das palestrantes abertas e as demais fechadas, apenas com a fotografia do perfil do e-mail

No período da tarde, foram realizadas duas mesas: a) Mesa 1:  Mercado de trabalho para pessoas com deficiência: o que devemos saber e fazer? Os palestrantes foram:  Rafaella Menezes - Assistente Social- ASA (Projeto Trabalho Acessível), Rebecca Rocha (Assistente Social- IFCE) e Iraildon Mota (Projeto Mulheres de Visão), b) Mesa 2: Mercado de trabalho para pessoas com deficiência: o que devemos saber e fazer? Os palestrantes foram: - Rogéria Rodrigues (Pedagoga) - Servidora pública municipal- SEMEC (Egressa da UFPI) e José Rubens Júnior (Cientista Social/Bacharel em Direito) – Servidor público federal do INCRA (Egresso da UFPI).

praec 8

#Paratodosverem: Imagem de tela de computador em plano horizontal no momento de Mesa 2. Na tela, 16 câmeras com participantes e destas 7 estão abertas e as demais, apenas com a fotografia do perfil do e-mail

praec 9 copy

#Paratodosverem: Imagem de tela de computador em plano horizontal no momento de Mesa 3. Na tela, 16 câmeras com participantes e destas 5 estão abertas e as demais, apenas com a fotografia do perfil do e-mail