Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Importância da assistência estudantil na UFPI durante a pandemia é tema de artigo publicado em livro

Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2022, 08h46

ebook

Artigo da assistente social da UFPI integra e-book gratuito disponibilizado no site da Editora Fino Traço

A assistente social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC/UFPI), Leyllane Dharc Dias, teve o artigo "Assistência estudantil no enfrentamento da pandemia da Covid-19: uma análise das ações de permanência desenvolvidas na/pela Universidade Federal do Piauí" publicado no livro "Ensino Superior e Covid-19: respostas institucionais e novos desafios". A publicação, da Editora mineira Fino Traço, apresenta uma coletânea de textos sobre questões que a pandemia da covid-19 desencadeou no ensino superior e sobre respostas que diferentes sistemas e instituições deram para enfrentá-las. Assistente social na UFPI desde 2013, Leyllane Dharc Dias é doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O artigo tem como foco o debate sobre a permanência dos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na UFPI durante o período pandêmico. A autora explica que o texto científico traz análises de como as ações de assistência estudantil foram fundamentais para a ampliação de ações e programas sobre a realidade socioeconômica dos estudantes. A publicação foi realizada com o apoio da CAPES, UNICAMP e Faculdade de Educação da UNICAMP.

foto Leyllane

Assistente social da UFPI, Leyllane Dharc Dias

“Dentre os principais resultados, destaco a maior centralidade e o reconhecimento que as ações de Assistência Estudantil adquiriram na Universidade, o que permitiu ampliar o escopo das ações e programas (apesar da limitação de recursos) e aprofundar o conhecimento da realidade socioeconômica dos estudantes”, relata a assistente social, Leyllane Dharc Dias.

Segundo a assistente social, a elaboração do artigo também levantou o alerta em relação aos desafios apresentados pela covid-19. Um exemplo que ela cita no artigo é a nova realidade da sala de aula agora na modalidade remota, através dos meios digitais de informatização.

“Na educação superior, os estudantes sentiram na pele o alargamento das necessidades sociais advindas com as mudanças ocorridas na passagem da modalidade presencial para a remota”, disse.

Confira o artigo publicado pela doutoranda e assistente social Leyllane Dias, além do e-book com mais trabalhos sobre as respostas institucionais contra a pandemia do coronavírus.

Confira o E-book