Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC lança a Campanha educativa: “Nem toda deficiência é visível. Nosso respeito é que precisa ser”

Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 09h32

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) lança Campanha educativa que visa mostrar a importância do respeito e inclusão para com os/as estudantes com deficiências não visíveis da instituição. A campanha é desenvolvida nas redes sociais e nos RU’s dos Campi da UFPI. Com o nome “Nem toda deficiência é visível. Nosso respeito é que precisa ser”, a Campanha é uma das etapas da ação "Se liga na inclusão", promovida pelo NAU, e deve ser realizada continuamente em toda a Universidade.

Atualmente, a UFPI possui cerca de 500 alunos/as com alguma deficiência por todos os seus campi e algumas destas deficiências podem não ser perceptíveis, seja por não apresentarem características físicas ou por não necessitarem de algum recurso/apoio. Algumas pessoas com deficiência psicossocial, deficiência intelectual, deficiência auditiva e surdez, dentre outras, são contempladas nesse grupo. Assim, a Campanha tem por objetivo promover uma sensibilização para as necessidades e direitos que estes estudantes possuem, assim como para aqueles em que a deficiência é mais visível.

Anualmente, o NAU promove reuniões com os/as estudantes público-alvo da educação especial da UFPI, em que são prestados atendimentos, informes, orientações e troca de diálogo com esses alunos sobre suas vivências na UFPI, a fim de propiciar-lhes bem-estar na academia. Esta Campanha foi resultado do último encontro em 2022, após sugestões dos/das estudantes como estratégia para dirimir preconceitos e a exclusão.

Confira a Campanha e mais informações sobre o NAU através do Instagram e do site: https://nau.ufpi.edu.br/

nau_3.png

#paratodosverem: imagem com fundo azul e texto com fonte nas cores branca e laranja: “Nem toda deficiência é visível. Nosso respeito é que precisa ser”. As palavras “Deficiência” e “Respeito” em destaque na cor laranja. Na lateral direita do cartaz, o símbolo universal de acessibilidade da ONU, o desenho de um boneco em riscos na cor branca e preenchido de azul, com braços e pernas inserido dentro de um círculo. Na parte inferior do cartaz, os símbolos da UFPI, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC e do NAU.