Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC – Curso de Iniciação sobre Deficiência Visual

NAU/PRAEC – Curso de Iniciação sobre Deficiência Visual

Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h32

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitária (PRAEC), realizará no dia 11 de agosto de 2023 o primeiro curso referente aos ciclos de iniciação de 2023, com natureza formativa, promovidos pelo NAU. A proposta em ciclos mensais visa ampliar o conhecimento sobre inclusão, em especial no Ensino Superior, de modo a abranger aspectos gerais sobre os tipos de deficiência.

O primeiro ciclo será sobre Deficiência Visual intitulado “Ciclo de Iniciação sobre Deficiência Visual”. A deficiência visual é o segundo maior tipo de deficiência apresentada pelos estudantes público-alvo da educação especial que entram na UFPI. Dado este número e as demandas educacionais advindas de suas particularidades, todos os agentes universitários precisam de conhecimento teórico e prático que lhes garantam um mínimo de habilidades para lidar com a demanda. Dessa forma, o ciclo pretende possibilitar habilidades para identificar os tipos de deficiência visual e conhecer aspectos normativos/legais no âmbito escolar voltados às pessoas com deficiência visual; ter conhecimento prático para inclusão de pessoas com deficiência visual em âmbito educacional e utilização de tecnologias assistivas.

O ciclo ocorrerá no dia 11 de agosto de 2023, nos turnos manhã (8h às 12h) e tarde (14h às 18h), na sala de Multimídia da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco – Teresina (PI).  As inscrições acontecem via SIGAA UFPI (módulo Extensão), no período de 03/08 a 10/08.

Link para inscrição:

Pré-requisito para inscrição:

Para quaisquer dúvidas e maiores informações:

NOTICIA NAU

Descrição da imagem: Imagem com o banner do evento em fundo azul e branco. O título encontra-se na parte superior do cartaz, em destaque, com o texto “Ciclo de Iniciação sobre Deficiência Visual”. As fontes do título têm tamanhos, formas e contrastes variados e na letra C da palavra “Ciclo” tem um capelo azul sobreposto. Logo abaixo, contém o texto “Cursos de Iniciação com natureza formativa sobre inclusão educacional para Auxiliares Acadêmicos/Docentes da UFPI e Docentes/Técnicos e Estudantes de Graduação Externos. Inscrições: Via SIGAA Extensão -UFPI”. Na lateral direita do cartaz, duas fotografias em formato polaroide com bordas brancas. A primeira fotografia, com a imagem de um livro em braile aberto e apenas o foco nas mãos de duas pessoas sobre o livro. Logo abaixo, a outra fotografia contendo três pessoas (duas mulheres e um homem), sentados em um sofá bege e ao fundo uma parede branca, um quadro e um abajur. As pessoas estão sentadas, lado a lado, e uma delas usa óculos escuro e outra está tateando um livro em braile.