Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI concede título de "Doutor Honoris Causa" ao escritor Assis Brasil
Início do conteúdo da página

UFPI concede título de "Doutor Honoris Causa" ao escritor Assis Brasil

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí realizou na manhã desta segunda-feira (12), no Cine Teatro, a Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" a um dos maiores nomes da literatura brasileira, o autor de Beira rio beira vida (1965), A filha do meio-quilo (1966), Os que bebem como os cães (1975), Francisco de Assis Almeida Brasil (Assis Brasil).

Honoris Causa, em português, significa causa nobre e é entregue em reconhecimento a pessoas que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.

Assis Brasil nasceu em Parnaíba, no Estado do Piauí, em 18 de fevereiro de 1932, é romancista, contista, ensaísta, historiador literário, antologista, jornalista, professor, dicionarista, crítico literário, membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia Parnaibana de Letras, também é autor de obras literárias para crianças e jovens.

A solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa seguiu a tradição do cerimonial universitário. Após a entrada do Reitor e demais conselheiros do Conselho Universitário, devidamente vestidos com as "vestes talares", deu-se prosseguimento à cerimonia com a formação da mesa presidida pelo Reitor e presidente do conselho Luiz de Sousa Santos Júnior. Em seguida o homenageado foi conduzido ao palco pela Comissão de Honra.

A cerimônia prosseguiu com a leitura do termo indagativo, no qual o Reitor da UFPI perguntou ao homenageado sobre a aceitação do título. Após a concordância, houve a leitura dos atos e resoluções que concedem o título de Doutor Honoris Causa. 

Na oportunidade Assis demonstrou gratidão, "Agradeço do fundo meu coração, é uma honra. Como escritor sou um observador da vida, o ser humano é minha matéria-prima". 

Também discursou nesta solenidade o Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior que falou um pouco da história da UFPI, o crescimento que a Universidade vem passando nos últimos anos tanto na capital, como no interior e a importância dessa instituição no crescimento e desenvolvimento do Piauí. "A academia se curva aos seus conhecimentos, pois é digno dessa honraria", reconheceu o reitor Luiz Júnior.

 

Fim do conteúdo da página