Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tese de doutorado avalia impacto das políticas de assistência estudantil nos indicadores de qualidade da UFPI

Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 09h03

pesquisa  sobre assistencia estudantil-7.jpg

Foram apresentados, na terça-feira (14), no Salão Nobre da Reitoria, os resultados da tese de doutorado “Políticas de Inclusão Universitária: permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí”, de autoria da docente aposentada da UFPI, Maria do Carmo de Souza Batista, defendida em fevereiro de 2019, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do DINTER UFU/UFPI. Este é o segundo doutorado da pesquisadora, sendo o primeiro na área de Ciência Animal. Estiveram no evento, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; pró-reitores, servidores das pró-reitorias; além de professores e colegas da pesquisadora.

Os objetivos do trabalho foram conhecer a operacionalização da política de assistência estudantil adotada na UFPI e compreender seu impacto nos indicadores de qualidade, divulgados pelo INEP-MEC, entre os anos de 2007 (ano de instituição do PNAES - Política Nacional de Assistência Estudantil ) e 2017, para alunos de cursos de graduação da área da Saúde.

Os dados para o trabalho foram captados em pesquisa bibliográfica em cerca de 60 dissertações e teses sobre o tema do banco da CAPES, 45 trabalhos científicos, além de legislações diversas relacionadas. A pesquisadora entrevistou, por meio de entrevistas semiestruturadas e questionarios disponibilizados eletronicamente, gestores, trabalhadores da PRAEC, bem como professores, servidores técnicos e estudantes, por meio de questionários na internet.

pesquisa  sobre assistencia estudantil-14.jpg

Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza Batista

“ A gente verificou pelos documentos oficiais e pelos relatórios de gestão que a UFPI já mantém uma política de apoio aos estudantes, independente do subsídio PNAES, por meio da recepção e acolhimento aos alunos, ao aculturamento do estudante sobre a Instituição, as atividades realizadas como monitorias, estágios, os PETs, PIBID, palestras, bolsas de extensão e eventos culturais, executados pelas diversas Pró-Reitorias.”, enumerou a pesquisadora.

Em relação às políticas executadas com recursos do PNAES, a pesquisadora elenca as ações operacionalizadas pela PRAEC para melhor acolhimento aos alunos. “Verificamos que a UFPI possui uma quantidade grande de benefícios, desde auxílios pecuniários ou não, isenção de taxa de alimentação e oferta de moradia a alunos em vulnerabilidade social-econômica, kits lupas para estudantes de baixa visão a kits odontológicos com 24 itens”, detalhou a Maria do Carmo que também apresenta em seu trabalho sugestões de melhoria para maior qualificação no atendimento aos estudantes.

Sobre a importância da assistência, segundo a comunidade acadêmica, cerca de 65% disseram que sem o beneficio teriam muito dificuldade de se manter na universidade e 27% responderam que sem o benefício seria impossível continuar na Instituição. “Somando, temos que 92% declararam impossibilidade ou muita dificuldade de se manter na Universidade sem o beneficio. Nos chamou a atenção um dado: sobre a possibilidade de apelar para um parente para se manter na Universidade, vimos que dentro dos bacharelandos do CCS apenas 2% disseram ter essa possibilidade ”, destaca.

Quase oito mil pessoas de todos os campi responderam espontaneamente ao questionário da pesquisa no site da UFPI desde alunos beneficiários da assistência; alunos ex-beneficiários; alunos não beneficiário, mas postulantes; alunos não beneficiários mas que desejaram contribuir; além de professores e técnicos.

Sobre a relação da política de assistência com os indicadores de qualidade da UFPI, a pesquisadora explicou os resultados.

“Constatou-se uma progressiva melhoria ao longo dos ciclos avaliativos dos conceitos Enade dos cursos, sendo que as médias dos concluintes são superiores às médias nacionais do Enade. Pelo fato de participarem do ENADE estudantes assistidos e não assistidos pelas ações, não é possível fazer uma associação em que os resultados do Enade e a Política em questão”, finalizou a pesquisadora.

pesquisa  sobre assistencia estudantil-19.jpg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

Ao encerrar a apresentar, o Reitor da UFPI, destacou a importância do trabalho para a Instituição. "Parabéns, professora, pelo seu trabalho, sem dúvida, será importante para subsidiar a Administração Superior na tomada de decisões e na melhoria permanente de nossas ações nessa área”, falou.

O trabalho da pesquisadora Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza Batista está disponível para leitura na íntegra no repositório digital da UFU

Veja mais fotos:

pesquisa  sobre assistencia estudantil-16.jpg