Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Encontro Pedagógico do Curso de Educação Física da UFPI

III Encontro Pedagógico do Curso de Educação Física da UFPI

Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 09h25

Aconteceu na manhã desta terça-feira (18), na Universidade Federal do Piauí, na Sala de Reuniões do Departamento do Curso de Educação Física, o III Encontro Pedagógico do Curso de Educação Física. Na ocasião, foi ministrada a palestra “Metodologias Ativas – Educação Gamificada Como Recurso Motivacional”.

Terceiro Encontro Pedagógico 2 120200220085601Professores, coordenadora e palestrante convidado para o III Encontro Pedagógico do Curso de Educação Física

Estavam presentes os professores e a coordenadora do curso de Educação Física da UFPI, Dra. Mara Jordana Magalhães Costa, e o palestrante convidado, Jean Douglas Moura dos Santos, professor da Universidade Estadual do Piauí.

Jean Douglas Moura dos Santos, palestrante convidado, produziu um trabalho com professores em que os ensinou a utilizar uma ferramenta online que ajudará na melhoria do ensino e aprendizagem. “Foi realizada uma capacitação dos professores de educação física sobre metodologias ativas na educação. Entre elas, falamos sobre gamificação na educação: a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos, hoje, o Kahoot!, que é uma ferramenta online na qual os alunos respondem questões, onde há uma competição em que eles têm que responder no menor tempo e corretamente. A intenção do jogo é fazer com que a sala de aula fique mais divertida, que o aluno se interesse pelo assunto que está sendo exposto, e que isso gere uma competição saudável entre eles diante do conhecimento que foi adquirido em sala de aula.”, contou Jean, professor da Universidade Estadual do Piauí.

Terceiro Encontro Pedagógico 520200220090124Jean Douglas Moura dos Santos, palestrante e professor da Universidade Estadual do Piauí

Mara Jordana Magalhães Costa, coordenadora do curso de Educação Física da UFPI, enfatizou a importância de desenvolver um trabalho de qualidade para que os alunos se interessem mais na busca pelo conhecimento. “O Encontro Pedagógico é realizado todo semestre, cada vez com uma temática diferente envolvendo aspectos importantes para o professor, para que possam desenvolver um trabalho de qualidade durante o semestre acadêmico. Dessa vez, o tema foi gamificação como uma ferramenta para dinamizar a sala de aula. Esse ano, o curso de educação física vai fazer o Enade. Então, estamos buscando formas para que os alunos se interessem ainda mais pelo conteúdo exposto em sala de aula. Poderemos utilizar essa ferramenta tanto nas aulas rotineiras como nas revisões, para discutir questões com os alunos e assim aprofundar o conhecimento repassado e adquirido.”, afirmou a coordenadora.

Terceiro Encontro Pedagógico 320200220090315Mara Jordana Magalhães Costa, coordenadora do curso de Educação Física da UFPI

Confira mais fotos aqui