Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI vai apresentar ações de combate ao coronavírus na programação local do Seminário Virtual da Andifes; evento será amanhã (17)
Início do conteúdo da página

UFPI vai apresentar ações de combate ao coronavírus na programação local do Seminário Virtual da Andifes; evento será amanhã (17)

Imprimir
Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 12h29

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai apresentar mesa temática sobre as ações desenvolvidas pela Instituição no combate ao coronavírus como parte da programação do Seminário Virtual “Realidade e Futuro da Universidade”, organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O evento local será nessa quarta-feira (17), de 9h as 12h, e acontece inteiramente virtual, respeitando a orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde. A mesa temática será transmitida pelo canal da UFPI no YouTube e pelo site do evento.

A programação terá início às 09h com informes gerais sobre o evento e segue com a abertura que será feita pelo Reitor José Arimatéia Dantas Lopes. Após a fala do Reitor, terão início as apresentações: Pesquisa – PROPESQi, Ensino de Pós-Graduação – PRPG, Comunicação Social – SCS, Eixo Saúde e Sala de Situação/ CGC e HU, Ações da Administração Superior (PREUNI, PRAD, PROPLAN, STI e outros), Assistência Estudantil – PRAEC, Unidades Acadêmicas e Campi, CEAD – FORMAÇÃO, Extensão e Cultura – PREXC e Ensino de Graduação – PREG.

O Seminário Virtual “Realidade e Futuro da Universidade” tem como objetivo apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. A programação nacional segue até o dia 18 de junho.

Em vídeo divulgado no site do evento, o Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, parabenizou a Andifes pela ação e destacou a importância do Seminário. “O momento é muito oportuno, tendo em vista a crise que estamos enfrentando por conta da pandemia. E será uma grande oportunidade para compartilharmos com toda a sociedade o trabalho que nossas instituições vêm realizando. A UFPI, assim como as demais universidades federais, está viva, atuante e contribuindo de forma relevante para dar suporte ao sistema de saúde de nosso estado e a sociedade piauiense como um todo para um melhor enfrentamento dessa crise provocada pela disseminação da covid-19. Cada universidade continua cumprindo o seu papel social e de instituição voltada para a geração de conhecimento, o ensino, a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços, sempre buscando a excelência em suas ações e visando a inclusão social, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de nossa sociedade”, frisou.

reitor mensagem congresso20200616121628

Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor destacou, ainda, que o evento será uma oportunidade para discutir sobre o papel das universidades. “Teremos também a oportunidade para discutir o cenário pós-pandemia e o futuro de nossas universidades federais como instituições públicas, gratuitas, inclusivas e de qualidade, instituições estas indispensáveis ao desenvolvimento social, científico, tecnológico e cultural do nosso país em qualquer circunstância”, ressaltou.

1º Congresso da Andifes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza, nos dias 17 e 18 de junho, o 1º Congresso da Andifes. Inteiramente virtual, respeitando a orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, o evento terá como tema “Realidade e Futuro da universidade federal”.

A programação do evento será dividida em três momentos. Na manhã do dia 17, cada universidade promoverá, em formato livre (que poderá ser uma conferência, mesa de debate, apresentação de parecer ou outra modalidade à escolha), uma síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada da normalidade em cada instituição.

Na tarde do dia 17, os colégios e fóruns da associação realizarão debates transversais, centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes – como extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação, assistência estudantil, entre outros.

Por fim, na manhã do dia 18, será apresentada ao pleno da Andifes uma síntese das apresentações e reuniões do dia anterior, com a presença de reitores, pró-reitores e convidados, de modo a considerar a complexidade do momento em face da diversidade de realidades e propostas das universidades.

O Congresso se encerrará com uma conferência do filósofo e professor da Unicamp Roberto Romano sobre as relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia.

Acesse aqui o site do evento para mais informações.

Fim do conteúdo da página