Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prof. Joel Rodrigues é o 2º em ranking universitário de Ciência da Computação no Brasil

Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 17h08

reuniao COMAPI, SCS, PROPLAN EPRAD-2.jpg

Prof. Dr. Joel Rodrigues - PPG em Engenharia Elétrica da UFPI

O Prof. Dr. Joel Rodrigues, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI, conquistou o segundo lugar nacional no Ranking Universitário de Ciência da Computação e Elétrica/Eletrônica, publicado pelo site Guide2Research, um dos principais portais de pesquisa na área, que fornece dados confiáveis sobre contribuições científicas desde 2014.

Para a classificação, foram examinados mais de seis mil perfis de cientistas da computação no Google Scholar (ferramenta de pesquisa de trabalhos acadêmicos no Google) e no DBLP (Digital Bibliography & Library Project, repositório bibliográfico de ciência da computação, hospedado na Alemanha). A posição no ranking é baseada na soma dos valores do “índice H” (que quantifica a produtividade e o impacto de cientistas, a partir dos seus artigos mais citados) de todos os principais pesquisadores da computação afiliados a uma determinada universidade. Para ser considerado como um cientista líder, o índice H é 40, desde que a maioria das publicações esteja na área de Ciência da Computação e indexada no DBLP.

Com índice H 59 e mais de 15 mil citações, o Professor Joel Rodrigues é o único pesquisador ligado a universidades do Nordeste a aparecer no ranking, que inclui 23 cientistas – todos os demais do eixo Sudeste-Sul. O primeiro lugar ficou com o Prof. Dr. Antonio Loureiro, da UFMG. Confira o ranking dos pesquisadores.

"Considerando a média de índice H dos pesquisadores brasileiros que têm índice H superior a 40, no valor de 48,78 (média), Prof. Joel tem um índice H de 59 (igual ao colega que está em 1º lugar no Brasil); e o número médio de publicações na base de dados DBLP, para os mesmos pesquisadores, é de 211,43 publicações. O pesquisador da UFPI, no momento, tem 648 publicações nessa base de dados. “Sinto-me honrado com este reconhecimento internacional, fruto de um trabalho de muitos anos, dedicado à ciência e tecnologia, e grato por tantas pessoas (estudantes e colegas pesquisadores) que me deram o privilégio de trabalhar comigo”, detalha o Prof. Joel.

UFPI – O portal destaca também o desempenho de instituições ou universidades de pesquisa de um cientista, com base nos dados de afiliação, apresentados no perfil do Google Scholar. A UFPI conquistou o quinto lugar nacional. Confira o link das universidades.

“O fato de a UFPI aparecer no quinto lugar entre universidades brasileiras, sendo também a única da Região Nordeste (Norte e Centro-Oeste), me deixa satisfeito por colocarmos nossa UFPI nessa prestigiada publicação de reconhecimento de mérito científico internacional e poder contribuir para sua projeção nacional e internacional”, finalizou Joel Rodrigues.