Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docentes e egressos da UFDPar juntamente com intérpretes de Libras lançam Manual para Ciências inédito no país

Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 20h00

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) lançou recentemente o livro no formato de e-book intitulado "Manual de Libras para Ciências - A célula e o corpo humano".

O E-book é fruto da parceria entre os Professores do Curso de Ciências Biológicas Jesus Rodrigues Lemos e Rosemary Meneses dos Santos e vários alunos egressos do Curso, estando à frente destes: Bruno Iles e Taiane Maria de Oliveira, em parceria com os professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Ana Cristina de Assunção Xavier Ferreira e Mário Augusto Silva Sousa Júnior e com a contribuição significativa dos surdos graduandos do Curso de Letras-Libras da UFPI/CMPP: Brunoro Rocha Gomes Macedo; Françoan Rodrigues da Silva Monteiro; Iago Pedro Mendes Pires Veras e Luann da Costa Silva Carneiro, da cidade de Teresina-PI.

6199BD18 7DA4 4AF7 ADD5 161DD5B158B220200730142920

Segundo um dos organizadores da obra, Professor Jesus Rodrigues Lemos, este material editorial constitui-se em uma “ferramenta” que se destinará, especialmente, a um público social negligenciado e, por vezes, à margem da sociedade, a população surda. "Produtos como este ainda são incipientes no mercado editorial brasileiro e, consequentemente, no âmbito escolar. Com esta temática específica (corpo humano) é o primeiro a ser publicado no país", explica o professor.

Ainda de acordo com o pesquisador, o livro suprirá uma evidente lacuna no processo de comunicação no contexto do ensino formal, especificamente na Educação Básica (e também não formal) entre os surdos, tanto para os surdos entre si, quanto entre estes e os eximidos desta deficiência.

DBF75E8D AB63 4AC9 8EC4 EC8BC7A3FA4A20200730143502

Registros da equipedurante a produção do livro"Manual de Libras paraCiências - A célula e o corpohumano"

Os organizadores ressaltam ainda que este material auxiliará profissionais que atuam com estes indivíduos com surdez, os Tradutores e Intérpretes da língua e os professores de Libras. Assim, os benefícios abrangerão vários profissionais que atuam ou desejam atuar com alunos surdos.

"Todos os atores envolvidos no livro acreditam também que este incentivará profissionais de outras subáreas das Ciências Biológicas, bem como de outros campos do conhecimento, tais como Medicina, Enfermagem, Psicologia, etc., a proporem produtos similares, reforçando assim o conceito de inclusão social em sentido lato, já que estas áreas também encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez", destacam Jesus Lemos e Rosemary Meneses.

Em suma, todos os envolvidos neste projeto esperam que este trabalho acrescente e amplifique o conhecimento técnico a todos, contemplando a pessoa com ou sem a surdez.

Bom proveito e divulguem o máximo que conseguirem!

download do e-book poderá ser realizado no endereço https://www.ufpi.br/e-book-edufpi