Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI concede Título Doutor “Honoris Causa” ao filósofo Daisaku Ikeda
Início do conteúdo da página

UFPI concede Título Doutor “Honoris Causa” ao filósofo Daisaku Ikeda

Imprimir
Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2020, 19h57

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) concedeu na manhã desta terça-feira (17), por meio de transmissão ao vivo na UFPI TV no YouTube, o título Doutor Honoris Causa ao filósofo, humanista e poeta Daisaku Ikeda. O título, aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário da UFPI (CONSUN), teve sua indicação por meio da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cleania de Sales Silva.

Na solenidade presidida pelo Reitor da UFPI e Presidente do CONSUN, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, esteve representando o agraciado, Sr. Daisaku Ikeda, o Presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), o Sr. Miguel Shiratori.

Também participou virtualmente a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira e o representante da RENE/ANDIFES (Rede Nordeste de Universidades Federais), Prof. Dr. José Daniel Diniz Melo, Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

_DSC0854.JPG

Foto: Salão Nobre da UFPI

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, destacou a importância da concessão do título. “A outorga do título de Honoris Causa a Dr. Daisaku Ikeda pode ser entendida, principalmente, como um reconhecimento à sua história de luta e ao seu legado em defesa da paz mundial e de uma educação comprometida com a humanização e a superação das causas fundamentais do conflito humano”, afirma.

_DSC0830.JPG

Foto: Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Daisaku Ikeda foi galardoado em 2007 com o prêmio mundial do humanismo pela academia do humanismo da macedônia. Em 1993, recebeu o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2004, ainda, recebeu o título "Doutor Honoris Causa", concedido pela Universidade Estadual de Londrina, pelos relevantes serviços em prol da paz. Mais recente, em 2018, recebeu o título "Doutor Honoris Causa" concedido pela Universidade Federal da Paraíba. Já em 2019, recebeu o título "Doutor Honoris Causa" concedido pela Universidade Federal de Sergipe e também pela universidade Federal Rural de Pernambuco. Ikeda também é membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

A outorga do título a Daisaku Ikeda pode ser entendida, principalmente, como um reconhecimento à sua história de luta e ao seu legado em defesa da paz mundial e de uma educação comprometida com a humanização e a superação das causas fundamentais do conflito humano, é o que ressalta o Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes. “A síntese da biografia do Dr. Daisaku Ikeda, apresentada por nossa Pró-Reitora de Extensão e Cultura e proponente desse título, não carece de qualquer complementação para justificar tal concessão. Aliás, ela apresentou razões que excedem, em abundância, o que se poderia esperar de um agraciado”, diz

Para a Profa. Dra. Cleania de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura e autora da indicação, Daisaku Ikeda tem contado e reescrito muitas estórias humanas, pautadas na fraternidade, no amor ao próximo e na justiça. “Nesta trajetória, tem-se constituído um grande extensionista, prestando serviços significativos a comunidades carentes e socializando mundialmente a cultura da paz. Exatamente por isso, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, este nobre Conselho, a UFPI, entendem que o reconhecimento do seu trabalho, condecorando-o com o título de Doutor Honoris Causa, é bastante merecido e de extrema importância em uma instituição de ensino superior como a UFPI, que preza e que tem se destacado no atendimento às necessidades dos diversos setores da sociedade”, declara.

dfdfdfdfdf.PNG

Foto: Profa. Dra. Cleania de Sales Silva

A concessão do título de doutor “Honoris Causa” da universidade é a maior outorga de todos os segmentos honoríficos da instituição, concedido apenas às pessoas que tenham prestado pública e relevantes contribuições à causa da universidade, por proposta apreciada e aprovada pelo conselho universitário. É uma honraria identificativa de que o agraciado é senhor possuidor de caráter ilibado, comportamento escorreito e incontido zelo e amor pelo ensino superior e em especial pela cultura e pela paz no mundo.

Confira mais fotos aqui.

Fim do conteúdo da página