Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programação especial assinala 50 anos de instalação da UFPI
Início do conteúdo da página

Programação especial assinala 50 anos de instalação da UFPI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 09h22

Pórtico_lateral_editada.png

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) começa, na próxima semana, uma série de eventos para assinalar os 50 anos de instalação da primeira universidade do estado. O evento inaugural está marcado para a segunda-feira, dia 1º de março, data exata de instalação da UFPI. Em ato na Reitoria, a solenidade será desdobrada em dois momentos: o de festejar a própria criação da universidade; e o lançamento de um livro que resgata quase 4 séculos de pedagogia no Piauí.

“A UFPI é um divisor de águas na história do Piauí. E só isso já justifica assinalar essa data. Mas é um momento que queremos para um duplo olhar: olhar para a trajetória passada, desses últimos 50 anos de construção e aprendizado; e a visão prospectiva, para o futuro, para os próximos 50 anos”, diz o reitor Gildásio Guedes. Conforme o reitor, nessas comemorações, a UFPI pretender festejar as pessoas, os fatos e as instituições relevantes para a Universidade, e plantar as bases do futuro.

| Várias Solenidades

A Reitoria da UFPI programou uma série de eventos a partir da próxima semana. Na segunda-feira, acontecerá a solenidade que marca os 50 anos, ao mesmo tempo que lança o livro “Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga: 373 anos de pedagogia no Piauí”, do jornalista Luiz Bello. Ainda na próxima semana, está programado o lançamento da Associação dos Amigos da UFPI, bem como o destaque de professores e técnicos em atividade com cerca de 50 anos de dedicação à UFPI.

O reitor Gildásio Guedes quer fazer, dentro das comemorações, o lançamento de dois grandes projetos. Um é o Parque Tecnológico, que tende a promover um forte impacto em um segmento da economia piauiense e se mostrar capaz de produzir uma nova realidade econômica e social. Outro é o Parque Ambiental, que deverá resultar em uma ampla área de preservação com mais de 50 hectares em pleno campus da Ininga, e que será sobretudo um espaço de vivência para os teresinenses.

A programação inclui eventos acadêmicos e também atividades culturais – como o resgate da Quinta Cultural – e a criação da Associação de Amigos da UFPI, com o propósito de reunir especialmente os egressos da instituição. Mas um dos pontos altos deve ser mesmo a homenagem a mulheres que marcaram o início da UFPI. Essa solenidade está marcada para o dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

Confira o link da transmissão da solenidade desta segunda (1º)

Link da retransmissão em Libras.

Fim do conteúdo da página