Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI reforça medidas para garantir segurança da comunidade acadêmica no retorno às aulas

Última atualização em Quarta, 10 de Março de 2021, 11h36

WhatsApp_Image_2021-03-10_at_11.31.19.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai reforçar as medidas e protocolos para garantir a segurança da comunidade acadêmica no retorno às aulas, no próximo período letivo, que começa dia 22 de março. As atividades na graduação estão previstas em formato preferencialmente remoto, com possibilidade de flexibilização de disciplinas práticas, conforme decisão dos colegiados dos cursos.

Seguindo todos os protocolos de segurança necessários, o planejamento da retomada inclui reforço na higienização de espaços; adaptações como a instalação de mais pias em áreas de circulação nos campi; aquisição de equipamentos de proteção individual, como máscaras e jalecos descartáveis; limite da quantidade de alunos por turmas para manter distanciamento seguro; além do monitoramento de casos suspeitos de covid-19.

Os procedimentos se baseiam em recomendações que estão sendo elaboradas pelo Comitê Gestor de Crise da Universidade, que tem à frente o médico e vice-reitor, Viriato Campelo. “Estamos continuamente avaliando os cenários da Pandemia e estabelecendo novas rotinas de cuidados para atender as necessidades de realização de atividades dos cursos na volta às aulas, visando preservar a saúde de toda a comunidade”, destaca Viriato.

A Instituição também disponibilizará no SIGAA e na página específica com informações sobre o coronavírus na UFPI formulários para preenchimento e avaliação das condições de saúde de alunos e servidores. É destaque ainda a oferta de cursos de capacitação voltados a toda a comunidade para orientar sobre medidas de segurança e prevenção e sobre a tomada de decisões adequadas em caso de descoberta de casos.

Laboratórios

A Universidade trabalha ainda na elaboração de protocolos de biossegurança únicos para estabelecer procedimentos no retorno das atividades nos laboratórios, no contexto da Pandemia. Os documentos apresentarão normas de segurança individuais e coletivas, além de orientações específicas de acordo com a atuação dos laboratórios, incluindo, por exemplo, a higienização redobrada de itens compartilhados e a maneira correta de acondicionar amostras usadas em experimentos, considerando o cenário da pandemia.

Atuação dos professores no ensino remoto

Outra importante medida é a publicação na segunda (8) da resolução 013/2021 do CONSUN sobre a carga horária docente, flexível e que regula com segurança a ação do professor para o ensino remoto, garantindo elementos consistentes para a progressão funcional e trabalho confortável.

Pagina Coronavírus UFPI

Todos os documentos produzidos pela Universidade para auxiliar a comunidade acadêmica no enfrentamento ao novo coronavírus estão reunidos em uma página específica no site da UFPI. Acesse.