Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o Seminário de Docência Superior 2021 da UFPI

Inscrições abertas para o Seminário de Docência Superior 2021 da UFPI

Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 15h52

Estão abertas as inscrições na edição 2021 do Seminário de Docência Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que ocorre de 17 e 19 de março, evento promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar.

O Seminário contará com  palestras sobre ações administrativas, institucionais e acadêmicas, além de trabalho didático-pedagógico incluindo discussões sobre a pandemia da covid-19 e o ensino remoto, somando um total de dezesseis horas de atividades com presença obrigatória e que serão transmitidas on-line pelo canal do YouTube UFPI TV.

O público-alvo do evento são os docentes da UFPI, entretanto, qualquer integrante da comunidade acadêmica pode participar caso tenha interesse.

A atividade de abertura do Seminário de Docência será nesta quarta-feira (17) a partir das 8h30 com a palestra “Ética na docência”, ministrada pelo Prof. Luizir de Oliveira, do Departamento de Filosofia  e a Profa. Elnora Maria Gondim, do centro de Ciências Humanas e Letras ( CCHL), com mediação da Profa. Edna Maria Magalhaes do Nascimento, do Centro de Ciências da Educação CCE/UFPI.

Entre os objetivos do evento estão: aprimorar e desenvolver a sensibilidade pessoal e o compromisso profissional tendo como referência as dimensões: ética, política, cientifica, técnica, psicológica e humana, principalmente, em tempos de pandemia; compreender a organização administrativa, acadêmica, regimental, normativa da UFPI e os processos de avaliação Institucional incluindo os processos remotos; conhecer os procedimentos acadêmicos do SIGAA e sua dinâmica de funcionalidade institucional nas modalidades presencial e remota; além de refletir sobre a prática docente, com a finalidade de adquirir autonomia didática pedagógica, que habilite para o exercício competente da docência no ensino superior.

INSCRIÇÃO:

As inscrições são feitas pelo SIGAA, bem como a emissão de certificação.

Basta acessar o Portal do docente > ensino > projetos > projetos de ensino de graduação > inscrições on-line > inscrever-se em projetos de ensino > Seminário de Docência 2021.

Período de inscrição: 16 a 17/03/2021.

Confira a programação:

Dia 17/03/2021 - Quarta-feira

08h30 ABERTURA

09h às  11h30

PALESTRA 1 - “Ética na docência”

Prof. Dr. Luizir de Oliveira – Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL/UFPI

Profa Dra Elnora Maria Gondim Machado Lima – Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL/UFPI

Mediadora: Profa Dra Edna Maria Magalhaes do Nascimento – Centro de Ciências da Educação - CCE/UFPI

15h às 17h

PALESTRA 2 - "Planejamento da ação docente em tempos de pandemia". Profa. Dra. Livia Fernanda Nery da Silva - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI; Profa. Msc Nádia Cataryna Nogueira e Silva – Colaboradora do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI. Mediadora: Profa. Dra Ana Beatriz Sousa Gomes - Centro de Ciências da Educação/PREG/UFPI.

Dia 18/03/2021 - Quinta-feira

09h às 11h30

PALESTRA 3 – “Ensino Remoto, durante a pandemia". Prof. Dr. Diogo Gonzales Casa Nova (Universidade Aberta - Portugal). Mediador: Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos - Centro de Educação Aberta e a Distância/PREG/UFPI.

14h às 16h30

PALESTRA 4 - "Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas - SIGAA e suas funcionalidades". Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos - Centro de Educação Aberta e a Distância/PREG/UFPI. Mediador: Prof. Dr. Cledinaldo Borges Leal - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

16h30 às 18h

PALESTRA 5 – "Avaliação da Aprendizagem – Avaliação Virtual SIGAA". Prof. Dr. Eliesé Idalino Rodrigues - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI. Mediador: Prof Dr. Cledinaldo Borges Leal - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

Dia 19/03/2021 - Sexta-feira

09h às 11h30

PALESTRA  6 – "Metodologias Ativas". Prof. Dr. Mauro Cavalcante Pequeno – Universidade Federal do Ceará (UFC). Mediadora: Profa. Dra. Livia Fernanda Nery da Silva - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

15h às 17h

PALESTRA 7 - "Saúde mental e ensino remoto". Profa. Dra Algeless Milka Pereira Meireles da Silva – Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Mediadora: Profa Dra. Maria Rosalia Ribeiro Brandim – Centro de Ciências da Saúde/PREG/UFPI.

17h às 18h