Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAEC/UFPI realiza a Acolhida 2021: A Assistência Estudantil te Abraça

PRAEC/UFPI realiza a Acolhida 2021: A Assistência Estudantil te Abraça

Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 00h30

A Universidade Federal do Piauí realizou na manhã desta  quinta (29), a Acolhida 2021: A Assistência Estudantil te Abraça, evento on-line transmitido pelo Canal da UFPI TV no YouTube.  A Acolhida 2021 é uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), em Teresina, e Núcleos de Assistência Estudantil (NAEs) em Floriano, Picos e Bom Jesus, voltada para estudantes de todos os campi da universidade e especialmente aos calouros.

A abertura do evento contou com as presenças do Reitor Gildásio Guedes e o vice-reitor Viriato Campelo; da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Mônica Arrivabene; da Coordenadora de Assuntos Comunitários, Prof. Mara Jordana, e demais integrantes da equipe da PRAEC.

REITOR-horz_copy.jpg

Da esquerda para a direita: Gildásio Guedes (Reitor da UfPI), Viriato Campelo ( Vice-Reitor da UFPI),

O Reitor Gildásio Guedes deu boas-vindas aos estudantes e destacou que apesar das dificuldades impostos pelo distanciamento social, a Universidade mantém seu calendários de eventos, com ações on-line para apoiar ensino, pesquisa e extensão. Disse ainda que a gestão, a despeito das dificuldades de orçamento, tem trabalhado em tempo integral na manutenção de serviços ofertados pela universidade.

“Apesar dos pesares, tudo está funcionando na universidade desde as Escolas de Ensino Básico, Técnico e Tecnológicos - EBTTs, passando pela Graduação e pelo o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), embora ainda com calendário atrasado, mas trabalhando para a regularização dos semestres. Entretanto os calendários da Pós-Graduação e  EBTTs, já estão regularizados”, afirma o reitor.

Em sua fala, o Vice-Reitor Viriato Campelo falou da felicidade em receber os estudantes e também sobre o empenho da UFPI em atender prontamente todas as demandas da comunidade. “A universidade em seus 50 anos, com muito esforço e trabalho, modificou a cidade de Teresina tanto no campo profissional como no acadêmico, assim beneficiando todo o Piauí e o País que recebem os inúmeros profissionais que já passaram pela instituição e que hoje ocupam grandes cargos”, enfatiza.

A Pró-Reitora Mônica Arrivabene, falou sobre a importância das ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e desejou boas-vindas aos estudantes.  “Em tempos tão difíceis o nosso objetivo é que todos os estudantes se sintam acolhidos e amparados pela UFPI”, reitera a Pró-Reitora.

Após as falas de boas-vindas, ocorreu a apresentação das ações desenvolvidas pela PRAEC para assistência dos alunos, como a concessão de bolsas e benefícios; esclarecimento sobre funcionamento do Núcleo de Acessibilidade, sala de amamentação, restaurantes universitários e demais serviços: pedagógico, psicológico, odontológico, favorecendo uma maior integração dos alunos à Instituição.

cats2-vert_copy.jpg

Palestrantes  da Acolhida 2021: A Assistência Estudantil te Abraça

Em seguida a Psicóloga do Núcleo de Assistência Estudantil-NAE de Floriano, Ana Maria Batista Correia, em sua exposição na palestra explanou alguns pontos em torno dos desafios da vida acadêmica. “Sejamos autores da nossa própria vida. A universidade precisa fazer parte de seu projeto de vida, para que a motivação seja sempre realimentada dia após dia”, destaca.

cats1y_copy.jpg

Pisicológa Ana Maria Batista expalando sobre Ser calouro em período de aulas remotas

Para maiores informações, acesse :

Para acompanhar os serviços, lançamento de editais, informações e comunicados da Asssitência Estudantil, acesse a página da PRAEC:

Para solicitação de suporte do SAPSI - Serviço de Apoio Psicológico, envie e-mail para:

Para conhecer mais detalhes do Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA), acesse a cartilha informativa:

Para conhecer mais detalhes do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), acesse o site : https://nau.ufpi.edu.br